Apex-Brasil realiza estudo sobre empresas brasileiras instaladas nos EUA



Apex-Brasil realiza estudo sobre empresas brasileiras instaladas nos EUA

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) mapeou 147 empresas brasileiras instaladas nos Estados Unidos e realizou um estudo a partir de entrevistas em profundidade com 51 delas. O estudo foi conduzido pelos escritórios da Agência nos Estados Unidos (em Miami e em São Francisco) e em parceria com o Euromonitor. Fizeram também parte deste esforço os setores de promoção comercial dos Consulados e Embaixada do Brasil nos Estados Unidos. Clique aqui para acessar o material.

O estudo identifica que a maior parte das 147 empresas (36%) é fabricante de bens comerciais, enquanto 16% fabricam bens de consumo, 16% trabalham com serviços comerciais, 13% são do segmento de tecnologia, 10% do segmento de alimentos e 9% do segmento de produtos têxteis e de confecção.

Com base nas entrevistas e no que foi identificado como fator de sucesso para as empresas que estão hoje no país, o documento aponta como os itens mais relevantes: ajustar-se ao ambiente de negócios no país; customizar produtos de acordo com as preferências dos clientes norte-americanos; apresentar o histórico da qualidade dos produtos brasileiros; desenvolver uma presença online e construir relacionamentos com stakeholders locais. Para cada um desses itens, traz recomendações com base no que foi levantado a partir dos depoimentos dos empresários.

“O estudo funciona como um rico benchmarking para outras empresas que desejem ampliar sua atuação nos Estados Unidos ou se instalar no país”, comenta o Presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia.

Dentre as estratégias que as empresas estão adotando para crescer, 59% citaram a parceria com outras organizações, com o objetivo de adquirir apoio financeiro ou na distribuição, 27% destacaram as iniciativas para diferenciação do produto e 14% das entrevistadas mencionaram o objetivo de entrar ou expandir sua presença no mercado de vendas online.