Projeto Mão Dupla auxilia empresas a exportarem seus produtos


Como podemos ajudar?
Projeto Mão Dupla auxilia empresas a exportarem seus produtos

O Projeto Mão Dupla busca a integração entre o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e outras ações de promoção comercial da Apex-Brasil, incluindo os projetos setoriais. O PEIEX estimula a competitividade e orienta as empresas em diversas situações que surgem durante o processo de exportação, tais como:

► Como identificar o NCM / SH do produto que será exportado?

► Como prospectar um mercado para exportação?

► Qual a necessidade/importância/maneira de registrar marcas e patentes nacional e internacionalmente?

► Quais são os regimes aduaneiros especiais?

► O que são Incoterms?

 ► Como selecionar e contratar transporte internacional?

 ► Como formar preço para exportação?

Já os projetos setoriais visam promover a cultura exportadora nas empresas, facilitando seu acesso aos principais mercados internacionais, além de buscar oportunidades de negócios de exportação e melhorar a percepção internacional sobre as empresas, produtos e serviços brasileiros.

E é justamente o que PEIEX e projetos setoriais – em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Vestuário (Abit) – fizeram nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, nos municípios de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco: incentivaram a adesão de empresas têxteis de vestuário do interior do estado aos projetos que têm por objetivo promover a exportação de produtos brasileiros.

Os projetos setoriais são desenvolvidos pela Apex-Brasil em parceria com entidades de classe e contemplam os setores de Moda, Alimentos e Bebidas, Agronegócios, Casa e Construção, Economia Criativa, Máquinas e Equipamentos, Tecnologia e Saúde. Segundo Ulisses Medeiros, analista da Coordenação de Competitividade, a ideia do projeto é apresentar essas empresas à agenda de promoção comercial internacional, além de identificar aquelas que já participaram de feiras e eventos, mas que ainda não conseguiram exportar seus produtos.

Assim, a ação, em Pernambuco, envolveu empresas do ramo vestuário e têxtil da região, que são atendidas pelo Núcleo Operacional do PEIEX de Caruaru, executado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em Santa Cruz, as equipes do PEIEX e da Abit apresentaram, no Moda Center, o Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil).

O Programa – conduzido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil – atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Em 15 anos, já auxiliou 1.500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando US$ 3,6 bilhões em negócios. As equipes também visitaram 15 empresas nos três municípios, para fazer avaliação técnica dos empreendimentos e, no desenvolvimento do trabalho, apresentaram soluções a fim de impactar sobre seu desempenho competitivo.

Saiba mais sobre o projeto TexBrasil

 


Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *