#BeCreative: de móveis finos à criação de luminárias, uma trajetória de sucesso


Palavra de quem sabe
#BeCreative: de móveis finos à criação de luminárias, uma trajetória de sucesso

E, no princípio, era o móvel. Fundada em 1997 como uma fábrica de móveis finos produzidos sob medida, a Accord Iluminação resolveu modificar sua atuação em 2005, quando passou a aplicar as mais modernas técnicas de marcenaria no trabalho de criação de luminárias decorativas com acabamento em madeira, com estilo e designs contemporâneos. “O objetivo foi e é o de buscar a satisfação dos clientes com produtos de qualidade e design contemporâneo”, informa Donato Acordi, diretor da empresa, em entrevista ao Blog da Apex-Brasil.

Segundo ele, a utilização do conhecimento adquirido quando a empresa ainda planejava móveis – e já buscava harmonizar a madeira com a luz em suas produções – ajudou a transformar o trabalho da Accord Iluminação em referência nacional no segmento, fazendo com que passasse a ser procurada pelos profissionais da área de iluminação e decoração que buscam ambientes harmoniosos e aconchegantes.

Tanto é assim que as luminárias da Accord estão sempre presentes em mostras de decoração no Brasil e no exterior. Nesta semana, por exemplo, o abajur Physalis é o destaque da empresa na Semana de Design de Milão, que ocorre na cidade italiana entre os dias 17 e 22 deste mês. No evento, a Accord Iluminação participa da campanha Be Brasil, uma parceria com a Apex-Brasil.

“A parceria com a Apex-Brasil é fundamental. É que sem as ações iniciais com a Agência, por meio do projeto LUX Brasil, não teríamos condições de iniciar nossas atividades nesse mercado. Agora que estabelecemos algumas parcerias e temos contatos em andamento, conseguimos dar passos de forma independente. De qualquer forma, o projeto é fundamental para buscarmos a consolidação neste mercado”, explica Donato Accordi, em entrevista que você confere a seguir, ao Blog da Apex-Brasil.

 

Como está sendo a participação da Accord na Semana de Design de Milão?

Viemos divulgar o design brasileiro, mostrar ao mundo que o Brasil produz iluminação contemporânea e que o país não é só carnaval e futebol e, também, para consolidar a empresa no mercado nacional ao mostrar que temos design e qualidade para participar de feiras internacionais.

O que a Accord apresenta de diferencial no evento?

Nossa principal característica é o design e os materiais empregados. Estamos levando o Physalis, um abajur assinado pela Asa Design com acabamento em madeira.

Quais os principais mercados da empresa?

A Accord Iluminação atua em todo o Brasil e exporta para países como o Peru, Paraguai, Bolívia, Chile e Estados Unidos. Estamos agora em todo o Oriente Médio, com um distribuidor em Dubai.

Qual a história da empresa? Como ela surgiu?

A Accord Iluminação tem os trabalhos em madeira em seu DNA. Seus sócios fazem parte de uma terceira geração de marceneiros. Daí surgiu a Accord Móveis que, posteriormente, passou a trabalhar exclusivamente com luminárias decorativas com predominância em madeira. A empresa participa de feiras nacionais e internacionais, entre elas a Expolux, Abimad, Hing Design , 100showroom (Santiago/Chile), Light Fair (Estados Unidos), Brasil S/A (Milão/Itália); Cafira (Buenos Aires/Argentina) e Index (Dubai/Emirados Árabes Unidos).

Quantas pessoas a Accord emprega?

A Accord conta com cerca de 30 representantes comerciais e aproximadamente 70 colaboradores diretos.

Quais os planos de expansão da empresa?

Para atender à demanda internacional nós iniciamos o projeto de um parque fabril novo com a construção de uma fábrica de quatro mil metros quadrados e um showroom de 400 metros quadrados. Eles deverão estar prontos ao final de 2018.

Qual a importância da parceria com a Apex-Brasil no processo de internacionalização da empresa?

A parceria com a Apex-Brasil é fundamental. É que sem as ações iniciais realizadas com a Agência por meio do projeto LUX Brasil nós não teríamos condições de iniciar nossas atividades nesse mercado. Agora que já estabelecemos algumas parcerias e temos alguns contatos em andamento conseguimos dar passos de forma independente. De qualquer forma, o projeto Lux Brasil ainda é fundamental para buscarmos a consolidação neste mercado.

Em quais projetos a Accord e a Apex-Brasil já atuaram juntos?

Já fizemos parceria com a Apex-Brasil no Projeto Vendedor Chile, Projeto Vendedor Peru/Colômbia, Arc Latino America, Arc Hotel, Projeto Vendedor Expolux, Projeto Movelsul, 100Showroom, Brasil S/A, Ligh Fair San Diego(EUA), Light Fair Philadelphia(EUA) e Indéx (Dubai). Ou seja, várias parcerias.

Como é a parceria com o Projeto Design Export?

Foi a partir do projeto Design Export que nós iniciamos a contratação de escritórios de design para desenhar outras coleções para a Accord. Também desenvolvemos algumas coleções que fizeram muito sucesso e que já foram apresentadas em algumas feiras, entre elas a Index, em Dubai.

 

Saiba mais:

Accord Iluminação:

Casos de sucesso de empreendedorismo brasileiro no exterior


Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *