Mídia brasileira destaca encontro de inovação em Berlim


Direto ao ponto
Mídia brasileira destaca encontro de inovação em Berlim

Um painel sobre o ecossistema de inovação na Alemanha, no evento StarOut Brasil, promovido pela Apex-Brasil e pelo MDIC, entre outros parceiros, ganhou destaque nos principais veículos de comunicação do país. O site da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, por exemplo, afirmou que conhecimento, tecnologia, sustentabilidade e capital são os quatro pilares que sustentam o ecossistema digital de Berlim e que atraem cada vez mais startups para o encontro entre os diversos competidores da cena local e internacional. Entre eles, as 15 startups brasileiras levadas ao evento pela Apex-Brasil para conhecer as vantagens de se estabelecer na naquele país. Elas venceram uma competição nacional para fazer parte da missão europeia.

Segundo os veículos de comunicação brasileiros que noticiaram o evento, Berlim é o paraíso das startups. Lá, elas teriam apoio financeiro com treinamento, contato com grandes empresas e até espaços de coworking espacialmente planejados. Treinadas para seduzir investidores, parceiros e grandes corporações, as startups brasileiras iniciaram nesta semana, em Berlim, uma aproximação com a Alemanha sob coordenação da Apex-Brasil.

"A internacionalização aumenta a competitividade internamente, está ligada à sustentabilidade da empresa no médio e longo prazo", avalia Juarez Leal, da Apex-Brasil. "Essa exposição abre chances para muitas parcerias estratégicas, inclusive no Brasil", afirmou, à Deutsche Welle.  “Incentivar a inovação faz parte do plano. A Alemanha quer se posicionar como líder da cena digital mundial”, disse Andreas Goerdeler, do Ministério de Assuntos Econômicos e Energia durante o painel sobre o ecossistema de inovação na Alemanha, no evento StarOut Brasil.

As apresentações ocorreram na Embaixada do Brasil em Berlim. Lá, os representantes das startups brasileiras – o país tem 4.800 empresas do gênero, segundo a Associação Nacional de Startups – ouviram sobre o de:hub Berlim, um dos 12 hubs digitais na Alemanha, que incentiva a convivência entre as startups, as PMEs, os acadêmicos e grandes corporações, da Lufthansa ao Google.

Os participantes do StartOut Brasil, iniciativa conjunta de Apex-Brasil, MRE, MDIC, Anprotec e Sebrae para promover a internacionalização de startups, também visitaram, a Factory Berlin, um dos maiores campus de startups do continente, considerada o Vale do Silício europeu. O ambiente de startups mais festejado da Alemanha é o local onde empreendedores, grandes empresas e aceleradoras planejam transformar o futuro dos negócios. Os espaços do local se dividem em abertos para a comunidade, salas de silêncio, de reunião, área para grandes empresas, startups, aceleradoras. Um aprendizado para os brasileiros que buscam a inovação.

 

Saiba mais:

 

Destaques da Missão de Internacionalização à Alemanha na mídia:

 

Pequenas Empresas Grandes Negócios – Factory Berlim

Rede Nacional de Rádio – Exemplo de startup brasileira

Pequenas Empresas Grandes Negócios – Tecnologia revoluciona vida de pessoas com deficiência

Deutsche Welle / UOL Notícias – Inovação brasileira busca espaço na Alemanha

Pequenas Empresas Grandes Negócios – Os 5 minutos que podem definir o futuro de uma startup

 

 


Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *