#BeDiverse: quando a música embala uma aventura


Histórias de Sucesso
#BeDiverse: quando a música embala uma aventura

Quem joga já sabe: não há nada como uma boa trilha para acelerar a pulsação durante um momento decisivo ou acalmar os nervos após uma vitória particularmente difícil sobre o big boss. O que pouca gente percebe, no entanto, é que por trás de cada nota há um mercado em expansão: o de licenciamento de trilhas e sonorização de jogos eletrônicos. É o caso da YB Music, produtora de som e gravadora baseada em São Paulo que já emplacou trilhas em grandes franquias de cinema como Velozes e Furiosos, além de jogos favoritos do público como FIFA Soccer, da EA Sports.

Criada na década de 90, a YB começou como uma produtora e som para filmes publicitários. Segundo Paulo Calia, sócio e produtor executivo da empresa, abraçar o lado artístico e fonográfico foi a grande virada da empresa.  “Logo de cara conseguimos trabalhos para agências e marcas importantes. Nosso primeiro filme foi para a Chevrolet”, conta Paulo.

Talento, criatividade, e uma estratégia de negócios bem definida e atenta às novas oportunidades fizeram da YB Music uma produtora reconhecida internacionalmente no setor. Além da Electronic Arts, do jogo FIFA, a empresa tem em seu portfólio trabalhos para clientes como Natura, Nestlé, Bradesco, Apple e Microsoft.

Mas o caminho para o sucesso nem sempre foi fácil. Com a evolução do mercado fonográfico, a produtora teve de se adaptar a diferentes cenários e contar com a inovação como ferramenta principal para vencer as adversidades. “É um mercado no qual não se pode ficar parado. Assistimos em poucos anos ao declínio do CD, ao surgimento e ao fim do download digital, ao surgimento e declínio da pirataria, aos surgimentos das novas plataformas de streaming e às tecnologias. Você se obriga a se manter informado, a acompanhar, a estudar, a discutir, ouvir, a propor soluções”, conta.

Estúdio da YB Music, onde as trilhas são criadas (Foto: Paulo Calia)

Tamanho dinamismo fez com que a YB ficasse também atenta a um dos mercados que mais cresce no Brasil: o de jogos eletrônicos, ou videogames. “O mercado de games no Brasil tem tudo para acontecer de forma grande. Temos talento, criatividade, conhecimento (know-how) e, além disso, uma cultura e um jeito de ver as coisas que, assim como na música, no cinema e nas artes plásticas, pode ser um diferencial em termos de enredos, de estética, de criação. Os casos de sucesso com games foram um processo natural, que acredito que vão se desenvolver ainda mais”, sugere o produtor musical.

A aposta parece certeira. Dados divulgados recentemente pela Newzoo mostram que o Brasil contava em 2017 com cerca de 66,3 milhões de jogadores e esse número continua crescendo. Para Paulo, a realidade virtual (VR) será a próxima grande transformação nos jogos, o que se refletirá em outros mercados. “Com a chegada da Realidade Virtual (VR, em inglês), os jogos devem estar cada vez mais inseridos em outras formas de entretenimento. E música vai provavelmente acompanhar essa passagem, oferecendo possibilidades de personalização das trilhas, como usar seus gostos ou suas livrarias musicais para acompanhar a história”, completa.

Promoção comercial para jogos no exterior

Investindo na economia criativa brasileira, a Apex-Brasil promove junto à Abragames o projeto Brazilian Game Developers, que visa ampliar oportunidades de negócios e parcerias para os criadores de games e profissionais de áreas correlatas, como a música. Outra iniciativa de destaque é o Projeto Brasil Music Exchange (BME), que visa promover a exportação de música produzida no Brasil por meio de atividades de promoção de negócios e imagem internacional.

“A Apex-Brasil faz um trabalho muito importante, oferecendo apoio estratégico para chegarmos em lugares ou situações que dificilmente chegaríamos sozinhos. E a questão da inteligência de mercado, de mapeamento de oportunidades, de mercados potenciais. Isso é fundamental”, ressalta Paulo.

Saiba mais:

Casos de sucesso de empreendedorismo brasileiro no exterior: www.bebrasil.com.br/pt

Projeto Brazilian Game Developers: www.braziliangamedevelopers.com.br/

Projeto Brasil Music Exchange: www.brmusicexchange.com/

YB Music: http://www.ybmusic.com.br/


Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *