O Brasil como parceiro global de negócios


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O Brasil como parceiro global de negócios

Agora que você já sabe tudo sobre a atuação da Apex-Brasil no atendimento às empresas nacionais de todos os portes com potencial para exportação, é hora de conversarmos sobre um papel que nem tanta gente conhece mas que é igualmente importante na hora de levar os nossos produtos para o mundo: a promoção da imagem do Brasil como parceiro global de negócios.

A gente explica. A promoção de imagem de um país impacta diretamente nos outros dois objetivos da Apex-Brasil: atrair investimentos estrangeiros e alavancar exportações nacionais. É por meio da campanha Be Brasil que a Agência trabalha os atributos que tornam nossos produtos competitivos e diferenciados aos olhos do mundo. Sustentabilidade, criatividade, inovação e diversidade são as características mais relevantes dos produtos e serviços brasileiros no exterior e, por isso, são os quatro atributos-chave que guiam a atuação da campanha.

 Continue lendo para entender como isso funciona na prática

Por exemplo, você sabia que o Brasil é referência mundial em sustentabilidade  e inovação no agronegócio? Para exportar para mercados como a União Europeia, é fundamental que nossos produtos do agro sejam associados a estes atributos e que o mercado saiba que, por conta de tecnologias desenvolvidas aqui, a produção agrícola ocupa apenas 10% da área do país e a pecuária entre 20% e 30%. Outra mensagem importante que propagamos na campanha de imagem é que a todos os proprietários de terra na Amazônia devem preservar 80% de vegetação nativa em suas terras. Tudo mapeado pelo Cadastro Ambiental Rural, outra inovação processual de sucesso.

 

Informações como essa são levadas para o mundo pela Apex-Brasil e ajudam a valorizar o produto do agronegócio brasileiro

Além disso, é importante que o consumidor final estrangeiro também conheça a qualidade do produto brasileiro. Para isso, é necessário formar defensores que tenham poder de influenciar os públicos internacionais de interesse para as exportações brasileiras. Esse trabalho é feito por meio de parcerias de conteúdo com grandes veículos jornalísticos como a CNN e BBC  e influenciadores que são convidados  pela Apex-Brasil a conhecer in loco a qualidade da produção brasileira em diversos setores estratégicos.

 

Faz sentido, né? Agora você já sabe por que é tão importante que a Apex-Brasil cuide da nossa promoção de imagem no exterior

E como anda a imagem da produção brasileira mundo afora? Para você entender ainda mais sobre essa estratégia de imagem, vamos te contar sobre algumas das ações promovidas pela Apex-Brasil em setores-chave neste último ano e dar exemplos de produtos brasileiros que participam dessas ações e estão em destaque no mercado internacional.

Além do setor do agronegócio, do qual falamos lá em cima, estes quatro são bons exemplos de construção da imagem do Brasil como parceiro de negócios.

1 – Audiovisual

 Pode preparar a pipoca para conferir o que o mercado brasileiro de audiovisual tem de melhor.

A produção audiovisual é um dos atuais destaques do Brasil no mundo, e um dos setores que a Apex-Brasil ajudou a promover em 2018 em eventos do setor como Anency e Cannes, além de feiras multissetoriais como a CIIE – China International Import Expo, em que produções brazucas atravessaram oceanos para assinar novos contratos de produção e cooperação. Só para você ter uma ideia, a nossa indústria de audiovisual tem crescido 8% ao ano e, até 2020, o Brasil deve se tornar o 4o maior mercado cinematográfico do planeta. Alguns nomes que te devem ser familiares, produções como Galinha Pintadinha, Irmão do Jorel, O Show da Luna e Mônica Toys, da Turma da Mônica, fazem parte dos produtos audiovisuais que já foram promovidos em ações da Apex-Brasil. Ainda, projetos como o Film Brazil incentivam produtores internacionais a virem ao Brasil e utilizarem paisagens e profissionais brasileiros durante as filmagens de seus produtos, especialmente no segmento publicitário.

2 – Games

O mercado de games do Brasil acumula vitória atrás de vitória e está construindo uma reputação internacional pela qualidade e diversidade dos nossos produtos

Com mais de 66 milhões de jogadores no Brasil, atualmente somos o 13o mercado global para games e o 1o mercado na América Latina. Em 2018, o segmento fechou mais U$1,5 bi em negócios, apoiado pela participação em missões internacionais e a realização de eventos como o BIG Festival – Brazil's Independent Games Festival, que em 2018 trouxe ao Brasil representantes de 53 países. Ainda, neste ano, um jogo anteriormente promovido em ações da Apex-Brasil, na série Fresh Made BR, em parceria com a revista VICE, foi o primeiro brasileiro a constar na lista dos 10 melhores games do ano da revista TIME: o escolhido foi Dandara, do estúdio mineiro Long Hat House.

3 – Cafés gourmet

Para todos ao redor do mundo que se identificam com essa frase, o Brasil ajuda a garantir a distribuição de cafés de qualidade

Você sabia que marcas como Starbucks e Nespresso contam com o Brasil para compor suas produções? Diversificando as exportações de grãos tradicionais pelos quais o país é mundialmente reconhecido já há décadas, o Brasil investe pesado no comércio direto de nossos melhores produtos diferenciados: em 2017, 88% das exportações brasileiras de café foram do tipo Arábica (espécie que o grão deve ser para que possa ser considerado gourmet).

Recentemente, grãos nacionais bateram um recorde mundial de valor em leilão, quando uma safra premiada no prêmio Cup of Excellence, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Apex-Brasil, recebeu o lance de US$ 130,20 por libra peso, o que equivale a mais de US$ 17,2 mil por saca de 60 kg, ou aproximadamente R$ 55,5 mil por saca.

Aliás, a pegada brasileira de alimentos de qualidade, inovadores, saudáveis e gourmet tem sido um dos motes da comunicação do Brasil nas feiras internacionais de alimentação. A Apex-Brasil tem explorado uma gama diversificada de produtos que vão da água de coco ao exótico cupuaçu da Amazônia, queridinho dos chefs internacionais na produção de sobremesas diferenciadas. Estamos entre os líderes mundiais em trazer novas opções de alimentos especializados e saudáveis para mercados exigentes como o europeu, o norte-americano e o chinês.

4 – Inovação

 Sem robôs assustadores, por favor.

Programas como o StartOut Brasil desempenham um papel fundamental na promoção da inovação. Em 2018, startups brasileiras cuidadosamente selecionadas e com potencial de crescimento internacional estiveram em Berlim, Miami e Portugal. O programa, liderado pela Apex-Brasil em parceria com Sebrae, Anprotec, MDIC e Itamaraty, oferece às startups uma imersão nos processos para a conquista do mercado global, além de encontros com investidores-anjo selecionados.

A Apex-Brasil também lidera a participação nacional no South by Southwest, ou SXSW, maior evento global de produção audiovisual, música e interação tecnológica.

Ainda na estratégia de promoção da inovação brasileira, a Apex-Brasil participou, pela primeira vez, do Web Summit, o maior evento de tendências e inovação da Europa, que acontece em Lisboa. O objetivo: abrir mercado para empresas brasileiras e fazer o benchmarking para encontrar novas formas de promover nossos negócios e produtos.

Nos três eventos, a campanha Be Brasil apoiou a comunicação das empresas participantes e reforçou o posicionamento da marca Brasil com branded contents, ativações promocionais e influenciadores.

Agora sim, se você leu a parte I desse texto, já está começando a entender mais sobre por que o trabalho da Apex-Brasil é fundamental para promover negócios nacionais no exterior e trazer recursos para o nosso país. E olha que esses foram só alguns exemplos de alguns setores em apenas um ano. Ficou com vontade de saber mais? Aí vai um caminho:

1 – Conheça os projetos setoriais apoiados pela Apex-Brasil, em setores que vão de alimentos e bebidas a equipamentos aeroespaciais.

2 – Leia as histórias de sucesso de empresários e empresárias nacionais que levaram seus produtos para o mundo com muita criatividade e inovação, no nosso blog.

3 – Visite os nossos estudos de mercado e receba, gratuitamente, informações estratégicas produzidas pela equipe de inteligência da Apex-Brasil.

Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento.

Coordenação de Relacionamento com o Cliente

E-mail: apexbrasil@apexbrasil.com.br

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