Setor de construção civil atrai parceiras no Oriente Médio na maior feira de artigos do ramo



Setor de construção civil atrai parceiras no Oriente Médio na maior feira de artigos do ramo

Vinte companhias, apoiadas pela Apex-Brasil, apresentaram seus produtos em 180 reuniões de negócios na THE BIG 5, atraindo o interesse de 160 empresas da região

A mais importante feira de artigos de construção civil do Oriente Médio, a THE BIG 5, foi o ambiente escolhido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para a promoção de produtos desenvolvidos por 20 empresas brasileiras interessadas em internacionalizar seus mercados. Foi a primeira missão presencial organizada pela Agência desde o início da pandemia de covid-19, simbolizando a retomada da promoção comercial brasileira no exterior.

“Foi uma missão muito importante porque foi a primeira desde 2019 que ocorreu de forma presencial. Além disso, foi a primeira desse setor que realizamos na região do Oriente Médio. O grande mérito da Apex foi fazer uma escolha assertiva das empresas que de fato têm potencial de negócio”, apontou o coordenador de eventos da Agência, Gustavo Sperandio Fernandes.

Entre as empresas selecionadas, 19 participaram de missão enquanto a Cortag, empresa especializada na produção de ferramentas e acessórios para instalação de pisos, fez parte do evento como expositora. Entre os dias 12 e 16 de setembro, período de funcionamento da feira instalada em Dubai (Emirados Árabes Unidos), as companhias brasileiras integrantes da missão fizeram 180 reuniões de negócios. Já a Cortag recebeu em seu espaço 160 empresas interessadas em realizar parcerias, encerrando sua participação com pelo menos um contrato de distribuição fechado. Em até dois meses, a Cortag espera firmar contrato com mais nove empresas sediadas no Oriente Médio e no continente africano.

O gerente de exportações da companhia, Wagner Mazolli, conta que a marca já vende seus produtos na Europa e nos Estados Unidos e que a THE BIG 5 foi o ponto de partida para internacionalização dos produtos no Oriente Médio e na África. “Por meio da Apex-Brasil já iniciamos a participação na feira com sete reuniões com interessados, foi importantíssima essa intermediação”, afirmou Mazolli. Ele garantiu que em 2022 vai participar novamente da feira.

Além de comparecerem em rodadas de negócios, todas as empresas participantes da missão cumpriram uma série de compromissos agendados pela Apex-Brasil, como seminários e visitas aos estandes. Os representantes brasileiros também puderam realizar visitas técnicas a fábricas e lojas interessadas em fechar negócios nos Emirados Árabes Unidos.

A empresa BR Goods, especialista em produção de cortinas divisórias para leitos hospitalares, está entre as que participaram de reuniões agendadas pela Apex durante a missão. A expectativa é fechar três contratos de distribuição nos próximos 60 dias com parceiros dos Emirados Árabes Unidos e do Egito.

A Chief Executive Officer (CEO) da BR Goods, Beatriz Alves, relatou, com surpresa, que uma das empresas se interessou pelo produto por acaso ao ouvir um relato seu para outra pessoa durante a THE BIG 5. Ao todo, a fundadora da companhia sediada em Indaiatuba (SP) foi a seis encontros intermediados pela Apex-Brasil. “Houve uma qualidade nas empresas selecionadas, todas da mesma área em que meus produtos são comercializados. A missão foi ótima para a empresa”, ressaltou.

Brasil e EAU

Segundo a Câmara de Comércio de Dubai, entre os países da América Latina e Caribe, o Brasil é o maior parceiro comercial dos Emirados Árabes Unidos (EAU). Em 2019, o país importou do Brasil US$ 2,3 bilhões – desse valor, cerca de 35% representa compra de carne de frango e bovina, 11% de ouro e outras joias e 8,5% de açúcar bruto.

Embora seja o maior parceiro comercial regional, o Brasil tem muito a explorar nos Emirados Árabes Unidos, segundo os representantes da Câmara de Comércio. Há oportunidade de exportação em vários setores, principalmente veículos motorizados, óxido de alumínio, aeronaves, açúcar e aves inteiras e congeladas.

Os EAU se destacam por ser o principal destino para se abrir empresas na região do Oriente Médio. As relações bilaterais entre o país árabe e o Brasil foram facilitadas e registraram expressivo aprofundamento político e econômico especialmente a partir dos anos 2000, com medidas estabelecidas pelos EAU como concessão de visto árabe de cinco anos para novos empreendedores. Em 2021, o presidente Jair Bolsonaro promulgou a Convenção entre Emirados Árabes Unidos e Brasil para eliminar a dupla tributação sobre a renda e prevenir a evasão e a elisão fiscais e de seu protocolo. O objetivo central do acordo é, além de eliminar a dupla tributação da renda, melhorar a segurança jurídica e, assim, o ambiente de negócios. A convenção estabeleceu limites à tributação na fonte de dividendos, juros, royalties e serviços técnicos e de assistência técnica em patamares compatíveis com a rede de acordos nacional.

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