Quem Somos

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Internamente, há uma preocupação em fornecer aos colaboradores um ambiente organizacional igualitário e justo. Tal postura foi reconhecida com a certificação Great Place to Work, recebida em 2020.

 

MISSÃO

Promover as exportações, a internacionalização das empresas brasileiras e os investimentos estrangeiros diretos, em apoio às políticas e estratégias públicas nacionais, a fim de contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira.

 

VISÃO

Ser reconhecida como a melhor agência de promoção de exportações, de internacionalização e de investimentos até 2023.

 

ATUAÇÃO

A Apex-Brasil atua de diversas formas para promover a competitividade das empresas brasileiras em seus processos de internacionalização. Conheça os serviços oferecidos pela Agência para ajudar a sua empresa a se inserir no mercado internacional:

  • Inteligência de Mercado

Estudos e análises de mercados que visam orientar as empresas e os parceiros em relação às melhores oportunidades para os seus negócios internacionais.

  • Qualificação Empresarial

Capacitação, consultoria e assessoria oferecidas com o objetivo de incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, preparando-as para os desafios do mercado internacional.

  • Estratégia para Internacionalização

Conjunto de serviços que visa orientar empresas e parceiros na definição de estratégias para inserção e avanço no processo de internacionalização.

  • Promoção de Negócios e Imagem

Ações que têm como objetivo facilitar o acesso das empresas brasileiras aos mercados internacionais, diversificar os destinos das exportações brasileiras e melhorar a percepção internacional acerca das empresas, dos produtos e dos serviços brasileiros. Os serviços dessa categoria possibilitam aos empresários o contato direto com parceiros de negócios internacionais, que auxiliam na inserção ativa e competitiva das empresas nacionais nos mercados estrangeiros.

  • Atração de Investimento

Ações para promover e facilitar a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) com o objetivo de melhorar a imagem do Brasil como um mercado atrativo para aportes de capital estrangeiro, promovendo o desenvolvimento e a competitividade do país. Ademais, as ações de atração de investimentos visam induzir a transferência de tecnologias inovadoras para empresas brasileiras.

Nesse sentido, a atuação da Apex-Brasil consiste em promover a ampliação dos investimentos já realizados e, para os potenciais investidores, fazer o Brasil figurar na “lista curta” de países-alvo e influenciar a decisão de investimento por meio do fornecimento de informações estratégicas, apoio completo ao trabalho de site location (articulando e acompanhando as visitas das empresas aos potenciais estados receptores do investimento) e trabalho de aftercare.

 

 

CONSELHOS DA APEX-BRASIL

 

A Apex-Brasil tem definida pela Lei 10.668/2003 e por seu Estatuto Social a seguinte estrutura de Governança:

 

Conselho Deliberativo da Apex-Brasil (CDA) – órgão colegiado presidido pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores, com a missão de direcionamento e monitoramento estratégico da Agência, sendo integrado por 9 (nove) instituições, das quais 5 (cinco) são representantes do Poder Executivo Federal e quatro do setor privado. O CDA é responsável pela deliberação de assuntos diversos, a exemplo das políticas que regem a atuação da Apex-Brasil, planos de ação e peças orçamentárias anuais, em consonância com o Contrato de Gestão celebrado entre a Agência e o Poder Executivo, representado pelo Ministério das Relações Exteriores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conselho Fiscal da Apex-Brasil (CFA) – instância máxima de fiscalização da Agência e assessoramento do CDA para assuntos de gestão contábil, patrimonial e financeira. É composto por 3 (três) conselheiros, sendo 2 representantes do Poder Executivo Federal e 1 da sociedade civil. Conforme seu Regimento Interno, compõem o CFA representantes do Ministério das Relações Exteriores, dos Ministérios integrantes da CAMEX e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diretoria Executiva (DIREX) – integra a estrutura de Governança da Apex-Brasil, formada pela Presidência, Diretoria de Negócios e Diretoria de Gestão Corporativa. O Presidente da Diretoria Executiva é indicado pelo Presidente da República, ao passo que os Diretores são indicados pelo Conselho Deliberativo da Apex-Brasil e nomeados pelo Presidente da Apex-Brasil.

 

PRESIDÊNCIA – Augusto Souto Pestana

Augusto Pestana nasceu em São Paulo em 1971. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo em 1993, ingressou na carreira diplomática em 1995 e concluiu no Instituto Rio Branco os Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento e de Altos Estudos (doutorado profissionalizante), com tese sobre cooperação internacional em energia, ciência e tecnologia.

Na ApexBrasil, foi Diretor de Negócios entre maio de 2019 e março de 2021. Nesse período, entre outras iniciativas, criou a Gerência Regional, encarregada da integração das atividades da agência em mercados globais prioritários, em parceria com o Itamaraty, e implementou nova linha de ações de promoção comercial digital.

No Ministério das Relações Exteriores, chefiou as unidades responsáveis por planejamento diplomático, pelas relações do Brasil com a Europa Ocidental, incluindo a União Europeia, e por energia nuclear. No exterior, serviu nas Embaixadas do Brasil na Nova Zelândia (ministro-conselheiro), no Japão (ministro, encarregado dos temas políticos e da promoção da imagem do Brasil),  na Alemanha (chefe do setor econômico) e no México (estágio profissional).

No Instituto Rio Branco, foi professor assistente de linguagem diplomática. É autor, entre outras obras, de “ITER: o Brasil e os rumos da energia de fusão” (Fundação Alexandre de Gusmão, 2015) e do capítulo sobre Brasil no “Handbook of Public Diplomacy”, publicado em 2020 pela editora britânica Routledge.

Augusto Pestana é casado e tem duas filhas.

 

DIRETORIA DE NEGÓCIOS – Lucas Fiuza

Lucas Fiuza é graduado em Turismo e Hotelaria, pela Universidade de Fortaleza (2013).  Possui pós-graduação em Escola Austríaca de Economia, pelo Instituto Ludwig von Mises Brasil em convênio com o Centro Universitário Ítalo Brasileiro (2019).

Possui grande experiência profissional em gestão empresarial e investimentos internacionais, em especial nos setores imobiliário e turístico. Foi Diretor Presidente (CEO) e membro do Conselho de Administração de empresas ligadas a construção civil e incorporação imobiliária por mais de uma década.  Em 2019 passou a atuar no serviço público, assumindo a Coordenação Geral de Fomento ao Empreendedorismo, Atração de Investimentos e Fungetur (Fundo Geral de Turismo); e, em 2020, assumiu a Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, ambas no Ministério do Turismo. Como Secretário Nacional, foi Ministro de Estado do Turismo substituto e representou o Brasil em reunião do G20.

Como Secretário Nacional, teve sua gestão formalmente reconhecida e pelas principais organizações do setor e implantou o Portal Digital de Investimentos em Turismo, ferramenta de inteligência de mercado, marketplace e mapeamento de empreendimentos na cadeia produtiva do turismo de modo aumentar a eficiência e impacto dos roadshows de atração de investimentos. Esteve à frente da criação do Fórum de Mobilidade de Conectividade do Turismo, ambiente formal criado para debater soluções e diagnósticos para subsidiar políticas públicas do setor.

 

DIRETORIA DE GESTÃO CORPORATIVA – Roberto Escoto

Roberto Escoto é General da Reserva, graduado na Academia Militar das Agulhas Negras, além de possuir Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Durante seus 37 anos de serviço, ocupou várias funções de comando e de assessoramento, no Brasil e no exterior. Entre 2008 e 2010, foi Adjunto do Adido Militar nos EUA e Canadá e Chefe da Comissão do Exército em Washington, órgão responsável por aquisições internacionais de material de defesa. Além disso, trabalhou na Missão de Estabilização da ONU no Haiti e no Departamento de Operações de Paz da ONU, em Nova York.

Desde maio de 2019, exercia o cargo de Gerente de Investimentos, tendo coordenado as atividades de promoção e facilitação de 60 projetos que anunciaram US$ 7,16 bilhões de investimentos estrangeiros no Brasil.

 

 

Relatório de Gestão

Confira as principais ações e resultados da Apex-Brasil. Clique aqui para download.