Quem Somos


 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Internamente, há uma preocupação em fornecer aos colaboradores um ambiente organizacional igualitário e justo. Tal postura foi reconhecida com o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, recebido no ano de 2015.

 

MISSÃO

Desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED).

 

VISÃO

O Brasil no mundo: Inovador, Competitivo e Sustentável.

 

ATUAÇÃO

A Apex-Brasil atua de diversas formas para promover a competitividade das empresas brasileiras em seus processos de internacionalização. Conheça os serviços oferecidos pela Agência para ajudar a sua empresa a se inserir no mercado internacional:

  • Inteligência de Mercado

Estudos e análises de mercados que visam orientar as empresas e os parceiros em relação às melhores oportunidades para os seus negócios internacionais.

  • Qualificação Empresarial

Capacitação, consultoria e assessoria oferecidas com o objetivo de incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, preparando-as para os desafios do mercado internacional.

  • Estratégia para Internacionalização

Conjunto de serviços que visa orientar empresas e parceiros na definição de estratégias para inserção e avanço no processo de internacionalização.

  • Promoção de Negócios e Imagem

Ações que têm como objetivo facilitar o acesso das empresas brasileiras aos mercados internacionais, diversificar os destinos das exportações brasileiras e melhorar a percepção internacional acerca das empresas, dos produtos e dos serviços brasileiros. Os serviços dessa categoria possibilitam aos empresários o contato direto com parceiros de negócios internacionais, que auxiliam na inserção ativa e competitiva das empresas nacionais nos mercados estrangeiros.

  • Atração de Investimento

Ações para promover e facilitar a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) com o objetivo de melhorar a imagem do Brasil como um mercado atrativo para aportes de capital estrangeiro, promovendo o desenvolvimento e a competitividade do país. Ademais, as ações de atração de investimentos visam induzir a transferência de tecnologias inovadoras para empresas brasileiras.

Nesse sentido, a atuação da Apex-Brasil consiste em promover a ampliação dos investimentos já realizados e, para os potenciais investidores, fazer o Brasil figurar na “lista curta” de países-alvo e influenciar a decisão de investimento por meio do fornecimento de informações estratégicas, apoio completo ao trabalho de site location (articulando e acompanhando as visitas das empresas aos potenciais estados receptores do investimento) e trabalho de aftercare.

 

CONSELHO DELIBERATIVO

Ministério das Relações Exteriores

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Secretaria-Executiva do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI

Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES

Confederação Nacional da Indústria – CNI

Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae

Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB.

Secretaria-executiva da Câmara de Comércio Exterior – CAMEX (sem direito a voto)

 

DIRETORIA EXECUTIVA

PRESIDÊNCIA – Sergio Ricardo Segovia Barbosa

Sergio Ricardo Segovia Barbosa, 55 anos, é Contra-Almirante na Marinha do Brasil. Com reconhecida experiência profissional nas áreas militar, gerencial e governamental, ele trabalhou em Análise de Inteligência, Operações Militares e Logística. Atuou também em Gerenciamento de Emergência e de Riscos, Segurança Marítima, Planejamento Estratégico, Navegação e Operações Marítimas. Além disso, na área de comércio exterior, foi responsável pelos processos de logística e de aquisição internacional, quando encarregado do grupo de recebimento de navio no estrangeiro.
Segovia tem pós-graduação em Política e Estratégia, pela Escola Superior de Guerra. É fluente nos idiomas inglês e espanhol.

 

DIRETORIA DE NEGÓCIOS – Augusto Pestana

Nascido em 1971 em São Paulo, Augusto Pestana é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo. Diplomata desde 1995, concluiu no Instituto Rio Branco os Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento e de Altos Estudos (doutorado profissionalizante) com tese sobre cooperação internacional em energia, ciência e tecnologia.

Serviu nas Embaixadas do Brasil na Nova Zelândia (Ministro-Conselheiro), no Japão (Ministro) e na Alemanha (Chefe do Setor Econômico). Foi Professor Assistente de Linguagem Diplomática no Instituto Rio Branco e membro da banca do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata.

É autor, entre outras obras, de “ITER: o Brasil e os rumos da energia de fusão” (Funag, 2015).

 

DIRETORIA DE GESTÃO CORPORATIVA – Edervaldo Teixeira de Abreu Filho

Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, nascido em 1957 no Rio de Janeiro, é Vice-Almirante da Reserva da Marinha do Brasil. Tem ampla experiência profissional em gestão, tendo atuado como Vice-Chefe do Estado Maior da Armada, órgão de Direção Geral da Marinha Brasileira, e como Comandante do 6º Distrito Naval (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e do 4º Distrito Naval (Pará, Amapá, Maranhão e Piauí).

Exerceu inúmeras funções de chefia na Marinha, tendo comandando o Aviso de Instrução Guarda-Marinha Brito, a Estação Rádio Marinha em Brasília, bem como o Navio de Desembarque Doca Ceará. Foi diretor do Centro de Inteligência da Marinha e, no exterior, serviu na Comissão Naval Brasileira na Europa, onde trabalhou com contratos e licitações, e nos Estados Unidos, onde participou do grupo de recebimento de um navio adquirido da Marinha americana. Atuou nas áreas de Estratégia, Comunicação e TI, entre outros temas.

Edervaldo é graduado em Ciências Navais com Habilitação em Comunicações, tem mestrado e doutorado em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval e mestrado em Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra. É fluente nos idiomas inglês e espanhol.

 

CONSELHO FISCAL

Ministério das Relações Exteriores

Ministérios integrantes da Câmara de Comércio Exterior – CAMEX

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae

Relatório de Gestão

Confira as principais ações e resultados da Apex-Brasil. Clique aqui para download.