Transparência - Apex-Brasil

Transparência


DIRIGENTES DA ENTIDADE

Mario Vilalva formou-se em Direito pela Universidade do Distrito Federal (Brasília), em 1976. Nesse mesmo ano, ingressou ao Serviço Exterior Brasileiro (Itamaraty), após graduar-se no Instituto Rio Branco (IRBr). Em 1993, recebeu distinção acadêmica pela monografia “ A política externa da África do Sul: do Isolamento à convivência. Reflexões sobre as relações com o Brasil” apresentada no Curso de Altos Estudos (CAE) do IRBr, posteriormente publicada pela Fundação Alexandre de Gusmão.

Diplomata de carreira, serviu em vários postos no exterior e ocupou várias posições no Brasil. No exterior, serviu nas Embaixadas do Brasil em Washington DC, EUA (1978-1982); Pretória, África do Sul (1982-1985); Roma, Itália (1985-1987); Lisboa, Portugal (1991-1993); e Boston, EUA, como Cônsul-Geral (1996-1999). Entre 2006 e 2010, foi Embaixador do Brasil em Santiago do Chile, entre 2010 e 2016, Embaixador do Brasil em Lisboa, Portugal, e, entre 2016 e 2018, Embaixador do Brasil em Berlim, Alemanha.

Entre julho de 1999 e setembro de 2000, foi Secretario de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento (SEAIN) e Secretário-Executivo da Comissão de Financiamento Externo do Brasil (COFIEX), em cuja função foi responsável pela negociação dos projetos brasileiros financiados pelos organismos internacionais de fomento. Entre setembro de 2000 e julho de 2006, foi Diretor-Geral do Departamento de Promoção Comercial do Ministério da Relações Exteriores, encarregado da promoção das exportações brasileiras e dos investimentos estrangeiros no Brasil.

Tanto no exterior quanto no Brasil, Mário Vilalva se especializou na chamada “diplomacia econômica”. Difundiu o Brasil e suas oportunidades comerciais em todas as áreas geográficas do mundo, com particular ênfase na América Latina e na Europa.

Ao longo de sua carreira, Mário Vilalva foi agraciado com diversas condecorações brasileiras e estrangeiras. Entre estas últimas, destacam-se: Mérito Nacional da França; Légion d’honneur (França); Mérito Nacional da Alemanha; Mérito Nacional da Itália; Infante Dom Henrique de Portugal; Mérito Civil da Espanha; Ordem Real ao Mérito da Noruega; Mérito da Polónia; Ordem do Cedro do Líbano; Orden de Mayo da Argentina; Ordem do Mérito do Chile; Ordem Bernardo O’Higgins do Chile; Ordem Sol del Perú; Ordem Francisco de Miranda da Venezuela; e Ordem Manuel Amador Guerrero do Panamá. No Brasil, recebeu a Ordem da Defesa Nacional; a Ordem do Mérito Naval; a Ordem do Mérito Aeronáutico; a Ordem do Mérito Militar; a Medalha do Pacificador; e a Ordem de Rio Branco.

Mário Vilalva nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1953. É casado com Vânia Monteiro Vilalva, com quem possui quatro filhas e quatro netas.

 

Letícia Catelani é especialista em mercados internacionais e negociações comerciais, com mais de 12 anos de experiência em importação e exportação. É graduada em Comércio Exterior, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduação em Economia pelo Instituto Mises (IMB). Catelani fez ainda vários cursos de especialização na área de Comércio Internacional e engenharia, no Brasil e no exterior. Recentemente atuou em projetos voltados para o aumento de produtividade nas indústrias de base e intermediárias, negociações comerciais e parcerias com empresas estrangeiras para desenvolvimento tecnológico.

 

Márcio Chalegre Coimbra é advogado, formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com habilitação em Direito Mercantil. Mestre em Ação Política pela Universidad Rey Juan Carlos (Espanha). É também especialista em Direito Internacional pela UFRGS e em Política Internacional pelo Institute of World Politics (EUA). Possui MBA em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) tendo completado também o Program of Instruction for Lawyers na Harvard Law School (EUA). Coimbra atuou como Estrategista Político no Senado Federal brasileiro e também na Espanha, França e Estados Unidos. Na Áustria, foi Gerente Político do Instituto do prêmio Nobel em Economia Friedrich von Hayek. Também teve experiências profissionais no Poder Executivo brasileiro e na Organização das Nações Unidas. Responsável pela implementação da Pós-Graduação em Gestão Pública no Ibmec e Relações Institucionais e Governamentais na Faculdade Presbiteriana Mackenzie, onde é coordenador acadêmico. Membro da The Mont Pèlerin Society, é autor de cinco livros, entre eles “A Recuperação da Empresa – Regimes Jurídicos Brasileiros e Norte-Americano”.

 

Estrutura Organizacional


Clique na imagem para conhecer a estrutura organizacional completa.