Transparência - Apex-Brasil

Transparência


DIRIGENTES DA ENTIDADE

Sergio Ricardo Segovia Barbosa, 55 anos, é Contra-Almirante na Marinha do Brasil. Com reconhecida experiência profissional nas áreas militar, gerencial e governamental, ele trabalhou em Análise de Inteligência, Operações Militares e Logística. Atuou também em Gerenciamento de Emergência e de Riscos, Segurança Marítima, Planejamento Estratégico, Navegação e Operações Marítimas. Além disso, na área de comércio exterior, foi responsável pelos processos de logística e de aquisição internacional, quando encarregado do grupo de recebimento de navio no estrangeiro. Segovia tem pós-graduação em Política e Estratégia, pela Escola Superior de Guerra. É fluente nos idiomas inglês e espanhol.

Nascido em 1971 em São Paulo, Augusto Pestana é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo. Diplomata desde 1995, concluiu no Instituto Rio Branco os Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento e de Altos Estudos (doutorado profissionalizante) com tese sobre cooperação internacional em energia, ciência e tecnologia.

Serviu nas Embaixadas do Brasil na Nova Zelândia (Ministro-Conselheiro), no Japão (Ministro) e na Alemanha (Chefe do Setor Econômico). Foi Professor Assistente de Linguagem Diplomática no Instituto Rio Branco e membro da banca do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata.

É autor, entre outras obras, de “ITER: o Brasil e os rumos da energia de fusão” (Funag, 2015).

Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, nascido em 1957 no Rio de Janeiro, é Vice-Almirante da Reserva da Marinha do Brasil. Tem ampla experiência profissional em gestão, tendo atuado como Vice-Chefe do Estado Maior da Armada, órgão de Direção Geral da Marinha Brasileira, e como Comandante do 6º Distrito Naval (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e do 4º Distrito Naval (Pará, Amapá, Maranhão e Piauí).

Exerceu inúmeras funções de chefia na Marinha, tendo comandando o Aviso de Instrução Guarda-Marinha Brito, a Estação Rádio Marinha em Brasília, bem como o Navio de Desembarque Doca Ceará. Foi diretor do Centro de Inteligência da Marinha e, no exterior, serviu na Comissão Naval Brasileira na Europa, onde trabalhou com contratos e licitações, e nos Estados Unidos, onde participou do grupo de recebimento de um navio adquirido da Marinha americana. Atuou nas áreas de Estratégia, Comunicação e TI, entre outros temas.

Edervaldo é graduado em Ciências Navais com Habilitação em Comunicações, tem mestrado e doutorado em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval e mestrado em Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra. É fluente nos idiomas inglês e espanhol.

______________________________

ALERTA DE GOLPES E FRAUDES

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) informa que foram reportadas situações em que pessoas de má-fé utilizam indevidamente o nome da Agência e de seus colaboradores,além da logomarca da Agência, por meio de mensagens eletrônicas de e-mail, para ações que visam a aplicação de fraudes e golpes.

Dessa forma, informamos que:

• A missão da Apex-Brasil é promover as exportações, a internacionalização das empresas brasileiras e os investimentos estrangeiros diretos,em apoio às políticas e estratégias públicas nacionais, a fim de contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira.

• A Apex-Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, que não vende nenhum tipo de bem físico, como produtos agrícolas, equipamentos de saúde ou qualquer outro produto.

• O que a Apex-Brasil oferece, na maioria das vezes de forma gratuita, são serviços relacionados à inteligência comercial, promoção de exportações, internacionalização de empresas e atração de investimentos estrangeiros diretos.

• A Apex-Brasil não faz compras de produtos e serviços que não sejam relacionados às suas atividades.

• As aquisições feitas pela Apex-Brasil ocorrem por meio de licitações e de acordo com o Regulamento de Licitações e Contratos da Agência, disponível aqui.

• A Apex-Brasil não solicita credenciais de acesso tais como e-mail e senha por meio de mensagens eletrônicas, mídias sociais ou aplicativos de mensagens a nenhum de seus parceiros ou colaboradores.

• A Apex-Brasil vem tomando,no Brasil e no exterior, todas as providências técnicas, administrativas e legais para minimizar as chances de ocorrência de fraudes como essas. Contudo, não é possível impedir totalmente que esse tipo de golpe volte a ocorrer, motivo pelo qual alertamos todos os nossos clientes e parceiros sobre a necessidade de cuidados adicionais para que evitem serem vítimas dessas ações.

Caso você receba alguma mensagem (E-mail, SMS, Whatsapp, telefone, carta, etc.) que aparente ser uma fraude e/ou que mencione a intenção da Apex-Brasil de comprar ou vender produtos ou de realizar qualquer outro procedimento estranho à sua missão, solicitamos que confirme a sua veracidade enviando um questionamento sobre o tema para o e-mail apexbrasil@apexbrasil.com.br.

Faça download deste alerta aqui.