Feira calçadista na Itália gera mais de US$ 7 mi em negócios para o Brasil



Feira calçadista na Itália gera mais de US$ 7 mi em negócios para o Brasil

A primeira plataforma comercial do setor calçadista no exterior em 2019 inaugurou positivamente o ano para as empresas brasileiras participantes. A Expo Riva Schuh, tradicional feira italiana da cidade de Riva del Garda, reuniu compradores e expositores do segmento entre os dias 12 e 15 de janeiro, possibilitando bons negócios para a delegação do Brasil. As 44 marcas verde-amarelas presentes comercializaram 431,3 mil pares de calçados, que geraram mais de US$ 7 mi em negócios in loco, valor 57% maior do que a edição do mesmo período de 2018. A expectativa para os próximos meses é que as negociações ultrapassem os US$ 20 milhões. Os números fazem parte do relatório da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que por meio programa Brazilian Footwear, mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), viabilizou as participações.

Segundo a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruisa Korndorfer Scheffel,apesar de uma aparente queda no número de visitantes no evento, os números foram positivos para as marcas brasileiras. “Esta é uma feira muito relevante, pois os compradores estão focados em fazer negócios. Percebemos isso quando comparamos os números, tivemos menos contatos que no ano passado, mas os negócios efetivados aumentaram”, explica. No total foram aproximadamente 600 contatos, sendo 200 deles novos, cerca de 100 a menos que em 2018. “Ademais, a expectativa de negócios para os próximos seis meses se manteve no mesmo patamar, acima dos US$ 20 milhões, muitos dos negócios iniciados na Expo Riva Schuh devem ser finalizados no próximo mês, quando acontece a feira Micam Milano, em Milão”, completa Ruisa. 

Novos mercados
Além dos números, a Expo Riva Schuh destaca-se como uma importante plataforma comercial para manutenção de mercados já ativados e entrada em novos. Esses eram os principais objetivos da Adrun, marca de calçados esportivos que participou de sua segunda edição da feira. O representante de exportação da empresa, Junior Pineze, conta que os resultados foram maiores do que o esperado, aumentando a presença da Adrun na Europa. “Na primeira participação, que foi em junho de 2018, a abrimos três novos mercados. Nesta segunda participação, conseguimos abrir mais cinco novos, com ótimas expectativas de crescimento para os próximos seis meses”, relata.

Consolidar a presença da empresa no exterior também era o objetivo da Pegada, que vê na Expo Riva Schuh uma boa oportunidade para fortalecer e aumentar contatos internacionais. “Esta feira é muito importante para a manutenção de mercado, pois é no início do semestre, momento em que a empresa se reúne com seus principais distribuidores”, destaca o gerente de exportação, Juliano Fontes. “Além disso, tivemos a oportunidade de abrir dois novos clientes e, apesar de ser a edição de inverno, normalmente mais fraca, tivemos três dias de bons atendimentos”, comemora Fontes. Esses resultados demonstram uma retomada da indústria brasileira, que volta ao radar dos europeus, e engendra boas perspectivas de negócios para 2019. 

Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br| www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear