Com aposta em conceito Slow Living, redes Santa Luzia conquistam mercado internacional



Com aposta em conceito Slow Living, redes Santa Luzia conquistam mercado internacional

A tendência slow living, que veio com o intuito de desacelerar o dia a dia e pregar atividades de bem-estar no cotidiano dos seus adeptos, passa a influenciar também a decoração de ambientes. Pelo menos é isso que garante a empresa paraibana Santa Luiza Redes e Decoração, participante do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a  Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção —, que ganha mercados internacionais com produtos alinhados com esse ideal. 

“Percebemos que a tendência slow living na decoração faz com as pessoas – antes super estimuladas pelo consumo –, agora voltem o olhar para a elegância do simples e artesanal”, justifica Armando Dantas, CEO Santa Luzia Redes e Decoração.

Ele conta ainda que esse interesse em sustentabilidade tem atraído os olhares dos compradores internacionais, principalmente de países como Holanda, Suíça, Estados Unidos e Finlândia. 

A estratégia de internacionalização da empresa consiste em investir na participação de feiras internacionais como Espoga+gafa (voltada para o mercado de decoração de exteriores), em Colônia, na Alemanha e a Natural Products Expo West, do mercado ecológico, em Anaheim, nos Estados Unidos, e vem garantindo frutos à empresa. 

Hoje, o tecido com maior procura da marca é o Tambaba, de trama complexa e produzidos com fios reciclados e de algodão colorido orgânico. De acordo Dantas, a procura pelo produto demonstra uma tomada de consciência do design agregado à matéria-prima sustentável. 

Todos os tecidos das redes da marca são feitos em teares artesanais e mecânicos – o último foi criado em 1784. Essa produção é idêntica à realizada ainda no século XVIII. Para Dantas, essas características, carregadas de histórias, tradição e de memórias, agregam valor ao seu produto e vão além de modismos. 

Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).