BRAZILIAN PUBLISHERS PARTICIPA DO MICBR 2018
O MicBR (Mercado das Indústrias Criativas do Brasil) acontece de 5 a 11 de novembro no Corredor Cultural da Avenida Paulista, em São Paulo. A edição 2018 conta com a participação do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) na mesa “90 minutos com a Apex-Brasil e seus produtos setoriais”, que ocorre na próxima terça (6), das 14h às 16h, no Itaú Cultural.
O evento de economia criativa reúne empreendedores de dez segmentos da economia criativa do Brasil e de sete países sul-americanos em um único mercado, integrado, forte e competitivo. “É uma oportunidade para mostrar como as ações promovidas pelo Brazilian Publishers tem conseguido, diante de todos os desafios que o nosso mercado enfrenta, gerar resultados. Através da promoção do conteúdo editorial brasileiro e da inserção de mais profissionais do livro em feiras internacionais, rodadas de negócios e networking, buscamos quebrar paradigmas e incentivar nossas empresas a buscar novos modelos de negócios, pensando na economia criativa como um todo”, explicou Fernanda Dantas, Analista de Relações Internacionais do Brazilian Publishers.
Recentemente, o Brazilian Publishers apoiou a participação de 27 editoras brasileiras e três escritores na Feira do Livro de Frankfurt (inserir link), que ocorreu de 10 a 14 de outubro. Durante o evento, foram realizadas mais de 500 reuniões que geraram US$ 700 mil em expectativas de negócios fechados e previsão para os próximos 12 meses.
Nos últimos anos, o Brazilian Publishers tem atuado cada vez mais pela internacionalização de dois eventos literários brasileiros: o Prêmio Jabuti e a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Em 2018, o projeto promoveu a 1ª Jornada Profissional durante a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que contou com participação de 58 profissionais do mercado editorial, sendo 30 editores internacionais convidados e 28 nacionais apoiados pelo programa. As reuniões geraram US$ 735.900 mil em expectativas de negócios fechados e previsão para os próximos 12 meses.
O projeto de internacionalização também apoiou a presença do Emirado Árabe de Sharjah como convidado de honra da Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2018. O Emirado lançou mais de 40 livros árabes traduzidos para o português durante o evento e apresentou toda a sua riqueza cultural e literária para os leitores que compareceram na feira.
Já o Prêmio Jabuti passou a ter em 2017 a categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, que premia as editoras estrangeiras que tem publicado o Brasil no mundo. Os finalistas da edição desse ano são as editoras Editions Buchet/Chastel, Kafka Kitap, Restless Books, Penguin Books USA, Tilbury House Editores, Anacaona Éditions e Éditions Sarbacane. Para saber mais, clique aqui.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.