CIRANDA CULTURAL LEVA CATÁLOGO EDITORIAL PARA FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE SHARJAH



CIRANDA CULTURAL LEVA CATÁLOGO EDITORIAL PARA FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE SHARJAH

A Feira Internacional do Livro de Sharjah acontece entre os dias 31 de outubro e 10 de novembro e conta com a presença de oito editoras brasileiras. Entre elas, a Ciranda Cultural, que participa do evento com o apoio do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).  De acordo com a organização do evento, mais de 1,6 milhões de títulos serão apresentados por 1.874 editores de 77 países.

Fundada com o objetivo de levar conhecimento de qualidade a preços acessíveis, a Ciranda Cultural tem mais de 20 anos de mercado e publica livros para crianças, adolescentes, adultos, professores e cuidadores.  Seu catálogo apresenta obras como “Meu Corpo é Incrível”, um livro interativo no qual o leitor pode pintar, brincar e aprender sobre o funcionamento do organismo e do corpo.

A empresa também publicou “Mari Miró e o Abaporu”, da autora e ilustradora Vivian Caroline Lopes. A narrativa apresenta a personagem Mari Miró, que vive uma aventura dentro das obras da pintora e desenhista brasileira Tarsila do Amaral. A artista foi uma das figuras centrais do movimento modernista no país e produziu o quadro “Abaporu” (1928), uma de suas obras mais famosas.

Além da Ciranda Cultural, outras sete editoras fazem parte da delegação brasileira que vai para o evento: Boitempo Editorial, Callis Editora, Cortez Editora, Faro Editorial, Girassol Brasil, SENAI – SP e Sesi-SP.

 A Feira Internacional do Livro de Sharjah é a terceira maior mostra de livros do mundo. O evento é realizado há 36 anos por Sua Alteza Sheikh Dr. Sultan bin Muhammad Al Qasimi, membro do Conselho Supremo e Governante de Sharjah, terceiro maior emirado dos Emirados Árabes Unidos. Além disso, o país foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Capital Mundial do livro de 2019.

Recentemente o Emirado foi convidado de honra da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e lançou 40 obras árabes traduzidas para o português. Além disso, os editores de Sharjah participaram da 1ª Jornada Profissional da Bienal do Livro, que contou com reuniões de negócios entre 58 profissionais do mercado editorial nacional e internacionais. O evento de matchmaking gerou US$ 735.900 mil em expectativas de negócios fechados e previsão para os próximos 12 meses.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.