Moda praia: participantes do Texbrasil formam parceria
Dois nomes de peso no segmento de moda praia firmam parceria: a Digitale Têxtil e Amir Slama, ambos participantes do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). A primeira é especializada em tecidos com estamparia digital para moda praia e fitness e o segundo é aclamado designer que transformou o Brasil em uma referência quando o assunto é biquini. Antes encarregado pelo sucesso da marca Rosa Chá, Amir leva para as araras de lojas do Brasil e do mundo as peças da marca de nome homônimo.
Juntos, os players criaram, além da última coleção que Amir desfilou no SPFW, inspirada nas missões jesuítas no sul do país e na mulher brasileira, série de tecidos com 20 estampas exclusivas, apresentadas neste ano na feira Interfilière, em Paris. “Hoje, quando um cliente vem na loja ele quer saber não só como a peça foi feita, mas quais as funcionalidades desse tecido. Por isso essa parceria é tão importante”, conta Amir.
Os tecidos da Digitale têm tecnologias desenvolvidas especificamente para atividades praianas. São produtos antibacterianos, com proteção UV, com elastano resistente ao cloro, microcápsulas de Aloevera e feitos com a supermicrofibra criada dentro da empresa. “A nossa supermicrofibra é a melhor opção para quem quer ir à praia com conforto. O gerenciamento de umidade dela foi testado na Universidade da Califórnia e apontou que ela seca 2,5 vezes mais rápido do que a poliamida”, explica o diretor de produção da Digitale Têxtil, Mario Schick.
Para Mario, a parceria com um nome de peso como Amir é uma conquista de imagem para a marca. “Esperamos que tanto as peças do Amir como os nossos tecidos estampados com as criações dele tenham repercussão nacional e internacional”, conclui.
A Digitale tem como mercados-alvo a Europa e os Estados Unidos e, além de investir em sua internacionalização por meio de feiras internacionais, como a Interfilière, pretende apostar no futuro em viagens comerciais mais customizadas, como o modelo de Roadshow executado pelo Texbrasil. Mario conta que a empresa sai na frente de muitas concorrentes por causa de dois fatores: o preço competitivo dos tecidos e o fato de a produção da empresa estar alinhada com todos os padrões de sustentabilidade que o mercado internacional exige hoje.
“O processo de estamparia digital com o qual trabalhamos é um circuito fechado de uso de água. Desta maneira, 100% do consumo é reaproveitado. Além dessa questão valiosa nós também estamos estudando fazer outras mudanças, como a utilização de filtros ainda mais ecofriendly”, finaliza Mario.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1.500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).