INDÚSTRIA NACIONAL GANHA VISIBILIDADE NA MEDICAL FAIR ASIA
O pavilhão brasileiro montado pela primeira vez na Medical Fair Asia proporcionou grande visibilidade à indústria nacional. Como parte da agenda estratégica do Brazilian Health Devices, projeto setorial executado pela ABIMO em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o evento é reconhecido como a principal feira do sudeste asiático para os setores médico, hospitalar e de reabilitação. Realizado entre 29 e 31 de agosto em Marina Bay Sands, Singapura, possibilitou às quatro marcas que compuseram o pavilhão nacional a realização de 135 contatos que geraram um volume de negócios de US$ 708 mil e uma expectativa de movimentação de US$ 2,1 milhões nos próximos 12 meses.
Reunindo mais de 1.220 expositores de 62 países, a feira recebe em média 15 mil visitantes ao longo dos três dias. “No começo estávamos um pouco preocupados com a quantidade de visitantes do evento. Porém, a qualidade das visitas nos surpreendeu, e acabamos abrindo espaço em um mercado que não estava em nossa estratégia de prospecção. Já fechamos, inclusive, algumas vendas”, comentou Daniel Marques, da IBRAMED, empresa que apresentou sua linha de fisioterapia.
Os contatos realizados pelo pavilhão brasileiro envolveram distribuidores e potenciais compradores de 14 nações: Bangladesh, Filipinas, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Myanmar, Nigéria, Singapura, Sri Lanka, Tailândia, Tanzânia e Vietnã.
Recebendo inclusive a visita do doutor Koh Poh Koon, ministro da saúde de Singapura, o pavilhão brasileiro foi um dos destaques dentre todos os pavilhões internacionais. “Participar da Medical Fair Asia foi ótimo. Concretizamos nossos objetivos, conhecemos melhor o mercado e vimos que nossos produtos são muito bem aceitos pelos visitantes. Agora, focaremos em novas participações na Ásia em busca de mais parceiros e distribuidores”, declarou Margarete Sasaki, da IMPOL, que levou, para Singapura, lançamentos ortopédicos com foco em artroplastia de quadril e de joelho, além de evoluções de endopróteses tumorais.
Reuniões e encontros estratégicos – Além da visibilidade conquistada na área de exposições, o pavilhão brasileiro participou de outras ações que fomentaram o potencial de novos negócios da indústria nacional no mercado externo.
Em reunião com a embaixada brasileira em Singapura, durante a qual membros da embaixada se disponibilizaram a auxiliar as marcas interessadas em atuar no território asiático, representantes das empresas brasileiras puderam obter informações valiosas para suas estratégias de internacionalização. “Estamos muito satisfeitos. Este é um mercado exigente, mas participando da Medical Fair Asia pudemos reparar que nossa tecnologia atende às expectativas. O contato com a embaixada também foi muito positivo pois eles nos disponibilizaram informações concretas e efetivas sobre o mercado local”, disse Flávia Bueno, da OPUSPAC, marca que oferece soluções de automação para ambientes hospitalares.
Durante o evento, o time brasileiro também se encontrou com a FENIN (Federación Española de Empresas de Tecnología Sanitaria), associação congênere à ABIMO na Espanha, para debater alguns pontos relevantes do acordo que deve ser firmado entre as duas entidades durante a MEDICA 2018, evento que será realizado em novembro em Düsseldorf, na Alemanha. Organizadora da MEDICA, a Messe Düsseldorf também esteve presente e recebeu os membros do pavilhão brasileiro para saber mais sobre as percepções das marcas a respeito da feira.
Já com a IVAM Microtechnology Network, associação internacional baseada na Alemanha para produtos de microtecnologia, nanotecnologia e componentes, o objetivo do encontro foi analisar possibilidades de trabalhos em conjunto com a ABIMO para conectar os associados das duas entidades.
A próxima edição da Medical Fair Asia já tem data e local definidos: de 11 a 13 de setembro de 2019 em Bangkok, na Tailândia.
SOBRE O BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O PS (Projeto Setorial) Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.
SOBRE A ABIMO
A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 80 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. A agência também coordena os esforços de atração de IED (investimentos estrangeiros diretos) para o país.
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