SÉRIE AUTORES BRASILEIROS: BEATRIZ SCHWAB
A violência contra a mulher é uma realidade em diversos países. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada três mulheres já foi vítima de violência de gênero no mundo. Diversos autores já escreveram sobre a condição feminina na sociedade, entre eles a escritora brasileira Beatriz Schwab, que publicou o livro “Um Soco Na Alma” (2017) em parceria com a psicóloga Wilza Meireles. A obra apresenta relatos verídicos de agressões psicológicas e tem como objetivo orientar e ajudar mulheres que vivem esse tipo de violência.
“Um Soco na Alma” foi o primeiro livro de Beatriz e nasceu a partir da experiência pessoal da autora. “Quando eu me vi em uma situação de violência, percebi que muitas mulheres não se percebiam como vítimas. Então, eu quis escrever o livro para trazer as mulheres para essa realidade, incentivar a busca terapêutica, participação em grupos de apoio e quebra do vínculo com o agressor”, explicou a escritora, que faz parte da Série Autores Brasileiros, uma iniciativa do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Um dos pontos fortes do livro é desmistificação de que a violência doméstica acontece somente nas classes menos favorecidas. “Há uma luta muito grande para esclarecer que as agressões podem acontecer com pessoas de qualquer classe social. A grande maioria das mulheres que conversamos falavam que tinham vergonha de serem vítimas de violência e não sabiam como reagir. Até mesmo as que se separam continuam retraídas”, disse Beatriz.
Atualmente, a autora está produzindo seu segundo livro “Solteiros Novamente” pela editora Pergunta Fixar, que tem previsão de publicação para março de 2019. A obra traz relatos femininos sobre o término de relacionamentos e nasceu de duas perguntas recorrentes durante as entrevistas realizadas para a produção do seu primeiro trabalho: “O que eu faço depois que eu me separar?”, “O que eu vou fazer depois?”.
“Um Soco na Alma” foi comprado pela Rede Globo, maior canal de televisão do Brasil, e utilizado como referência bibliográfica para a novela “O Outro Lado do Paraíso”, veiculada no horário nobre da emissora. Há mais de 40 anos, a rede de televisão exporta os principais títulos de sua teledramaturgia para cerca de 130 países.
Sobre a Série: Autores Brasileiros
Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.