COMPRADORES ESTRANGEIROS PARTICIPAM DE VISITAS TÉCNICAS PROMOVIDAS PELO BRAZIL SUGARCANE
O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, parceria entre o Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promoveu ações comerciais em agosto com compradores estrangeiros.
A delegação internacional veio ao Brasil trazida pelo projeto, especialmente para participar das rodadas de negócios na 26ª Fenasucro & Agrocana (Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética) e para conhecer de perto as tecnologias e inovações que o setor sucroenergético brasileiro oferece.
Vindos da África do Sul, Argentina, Belize, Bolívia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala e Peru, os compradores produtores de açúcar, etanol, energia e outros derivados da cana-de-açúcar, veem o Brasil como referência para impulsionar a cultura em seus países.
O gestor de Projetos da Apex-Brasil, Marcio Prado avalia que as visitas técnicas são um diferencial importante para ampliar os negócios internacionais.“Para as empresas estrangeiras convidadas, as visitas técnicas ao IAC e a uma usina em funcionamento são bastante interessantes, pois permitem que elas conheçam o modelo brasileiro de produção, que engloba mais do que somente os equipamentos e máquinas, envolvendo também um rico conjunto de serviços, como a criação de variedades genéticas da cana para aproveitar o melhor que cada uma tem a oferecer. Desta forma, os compradores internacionais podem constatar in loco o estado da arte da tecnologia nacional e, assim, assegurarem-se de que estarão adquirindo as melhores soluções para as suas usinas. É, sem dúvida, uma oportunidade em que todos podem ganhar”, declarou.
Em visita ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC), na unidade de Ribeirão Preto, a delegação participou de palestra proferida pelo pesquisador Marcos Landell e foram conhecer de perto as novas tecnologias aplicadas no plantio e novas variedades de cana-de-açúcar com o pesquisador Ivan Anjos. “Vemos como um ponto positivo a vinda dos estrangeiros no Centro de Cana. O IAC tem essa característica, de socializar o conhecimento. Além disso, tem a troca de experiências, que sempre aprendemos com as expertises deles. Em suma, somos felizes por recebermos visitas, isto demostra que o Instituto Agronômico faz história e sempre foi uma referência nacional e internacional”, disse Ivan Anjos.
De acordo com o diretor da Usina Viralcool, Antonio Eduardo Tonielo Filho “é importante que os estrangeiros venham à nossa região e visitem nossas usinas para que possam fazer um intercâmbio tecnológico e entendam o processo total de fabricação de açúcar, etanol e energia, além de ver como funciona uma usina com Boas Práticas de Fabricação, como é a Viralcool”.
O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solutiona realiza anualmente essa ação comercial e, a cada ano, traz potenciais compradores vindos de países que têm a agricultura canavieira como uma das principais fontes da economia.
Sobre o projeto
O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution agrega empresas e instituições públicas e privadas ligadas ao setor sucroenergético, cobrindo a cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar desde o desenvolvimento de tecnologias industriais e agrícolas, fabricação de máquinas e equipamentos, ampliação de variedades de cana e prestação de serviços diversos, até a participação efetiva no desenvolvimento e estruturação de mercados.
Diversas ações e convênios são aplicados no projeto. Entre os destaques, o Projeto de Promoção Comercial de Exportações dos Equipamentos, Produtos e Serviços das Empresas do Setor Sucroalcooleiro que, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realiza rodadas de negócios em diversos países e participações em feiras do setor. No Projeto Comprador e Imagem, o Apla e a Apex-Brasil organizam receptivo de interessados no mercado sucroalcooleiro nacional, fomentando e ampliando o comércio exterior.
Cobertura de fotos:
Visita ao IAC: https://www.flickr.com/photos/100056602@N07/sets/72157694857493550
Visita à Usina Viralcool: https://www.flickr.com/photos/100056602@N07/sets/72157672781805458
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)
Telefone: (19) 2534-9503 / 99706-7630
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br