POTENCIAL EXPORTADOR DO BRASIL É DESTAQUE NO GLOBAL AGRIBUSINESS FORUM 2018
Em 2050, a população mundial deverá crescer para impressionantes 9,8 bilhões de pessoas. Poderia o agronegócio atender à demanda por alimentos que acompanha o crescimento populacional? A busca por soluções sustentáveis que respondam a esta questão dominou o primeiro dia do Global Agribusiness Forum 2018 (GAF18), que reuniu representantes de 60 países em São Paulo nesta terça feira (23).
Entre os principais produtores e exportadores de produtos agrícolas do mundo, o Brasil se mostra na vanguarda deste desafio. É o que afirma o Embaixador Roberto Jaguaribe, presidente da Apex-Brasil. “O Brasil é uma já realidade extraordinária na agricultura e pode realizar muito mais. A demanda mundial por alimentos deve aumentar em 50% nas próximas décadas e o Brasil é o país mais bem situado para fazer frente a uma demanda dessa natureza”, disse ele ao destacar que o país tem 20% de seu território em pastos não utilizados, o que possibilitaria o aumento de produtividade de maneira sustentável. “Sabemos que é perfeitamente cabível a realização de um ciclo de produção integrado, que envolve a lavoura, a pecuária e a floresta. É evidente que temos uma oportunidade fabulosa”, disse.
Jaguaribe também ressaltou a importância do Brasil e do Mercosul na abertura de mercados e estreitamento de relações bilaterais e multilaterais com potências como a China, posição reiterada pelo Embaixador chinês no Brasil, Li Jinzhang. “O Brasil é o celeiro do mundo no século 21. Não há dúvidas quanto a isso. Suas vantagens em recursos e tecnologias agrícolas o tornam líder mundial em termos de produtividade e o maior exportador global de vários itens. Como potências emergentes, China e Brasil são parceiros naturais no agronegócio”, afirmou.
Ainda segundo Jinzhang, a China importou cerca de US$23 bilhões em produtos agrícolas do Brasil, entre eles 50 milhões de toneladas de soja. Outros temas de destaque no evento foram a aliança ente tecnologia e agricultura voltadas para o aumento de produtividade e a sustentabilidade.
O Global Agribusiness Forum 2018, que recebe o patrocínio da Apex-Brasil, deve reunir cerca de 2 mil empresários e influenciadores do agronegócio até esta quarta-feira (24), em São Paulo.
A Apex-Brasil faz a cobertura em tempo real do GAF18 em seu perfil oficial no Twitter.