BUSCA POR ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL CRIA OPORTUNIDADES PARA MARCAS PRÓPRIAS



BUSCA POR ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL CRIA OPORTUNIDADES PARA MARCAS PRÓPRIAS

Ser "saudável" evoluiu ao longo dos anos, deixando de ser um conceito focado em estética e adotando uma abordagem mais holística, incluindo não apenas a aparência, mas também o bem-estar mental e a saúde física. Isso significa que ser "saudável" não é mais resultado de simplesmente seguir uma dieta; é um estilo de vida que inclui bem-estar mental, exercícios e melhores hábitos alimentares. Essas mudanças fazem parte de uma megatendência chamada de “Healthy Living” identificada pela empresa de pesquisa de mercado, Euromonitor International.

Embora Healthy Living seja uma megatendência global, há uma grande parcela da população latino-americana que adota esse novo estilo de vida. Resultados do estudo Lifestyle Survey da Euromonitor International de 2017 indicam que mais de 48% dos latino americanos acreditam que comer frutas e verduras, limitar nível de estresse e fazer exercícios regularmente são fatores importantes para ter uma boa saúde. Assim, uma parcela da população procura produtos e serviços que possam lhes ajudar a melhorar seu bem-estar e a atingir suas metas relacionadas à saúde. 

“Para os varejistas, isto se traduz numa oportunidade interessante, uma vez que estes produtos atendem às necessidades específicas dos consumidores e, muitas vezes, a um segmento premium uma vez que alimentos, bebidas, vestuário e dispositivos associados à saudabilidade são vendidos a preços consideravelmente mais elevados”, comenta Rocio Guzman, analista da Euromonitor Internaitonal .

Como esses preços mais altos podem ser inacessíveis para uma grande parte dos latino-americanos, alguns varejistas estão incorporando itens voltados à saudabilidade em sua estratégia de marca própria.

“Isso permite que os varejistas construam um relacionamento com os consumidores preocupados com a saúde e também os ajuda a introduzir produtos mais saudáveis, aproveitando do componente aspiracional da tendência de Healthy Living, no portfólio de private labels, tornando essa tendência mais acessível para as classes média e baixa”, finaliza Guzman.

Para saber mais sobre como os varejistas podem incorporar a megatendência Healthy Living à sua estratégia de negócio, assista o webinar “Megatrends and Retail in Latin America” da Euromtonitor International: https://bit.ly/2uKrOxQ

Sobre a Euromonitor International

A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferece soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em 100 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores.