Editores do Brazilian Publishers ganham Prêmio Jovens Talentos



Editores do Brazilian Publishers ganham Prêmio Jovens Talentos

Cinco profissionais do mercado editorial foram condecorados no dia 15 de julho pelo Prêmio Jovens Talentos. Entre eles, estão dois editores que fazem parte do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) —, Diego de Oxóssi, da Arole Cultural, e Raquel Menezes, editora da Oficina Raquel e presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre).

A premiação é organizada desde 2015 pelo portal PublishNews e tem como objetivo reconhecer profissionais de até 35 anos que contribuíram de maneira notável para o mercado editorial no Brasil. Os ganhadores, que receberam ingressos para o Business Club, a área VIP da Feira de Frankfurt, concorrem ainda para um último prêmio. Durante a Bienal Internacional do Rio de Janeiro, será anunciado qual dos cinco jovens terá as despesas de viagem, hospedagem e ajuda de custo (no valor de EUR 500) pagas para a Feira de Frankfurt.

Em entrevista exclusiva ao Brazilian Publishers, Diego comentou sobre o reconhecimento da editora especializada em títulos que discutem as religiões de matriz africana: “o prêmio veio para mostrar que todos os nossos esforços têm valido a pena”. Isso representa uma mudança na percepção do mercado editorial quanto à produção de títulos religiosos. “Como um todo, estão começando a notar que o trabalho sobre nichos, que afunilam o foco de abordagem de temas, é o futuro do próprio negócio literário”, comenta.

A motivação para fundar a editora surgiu da necessidade de registrar por escrito as tradições orais do Candomblé e da Umbanda. “Notamos que precisávamos de pessoas com conhecimento e formação para poderem falar com propriedade, dentro e fora dos terreiros. Nossos autores são antropólogos, sociólogos, gastrônomos, comunicadores, entre outras profissões”, conta o editor.

Os livros da Arole já foram vendidos para Argentina, Uruguai, Suécia, Portugal, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. O fundador declara que há grande demanda do continente europeu por produções brasileiras: “a recepção do público, sejam seguidores das religiões de Candomblé e Umbanda ou não, tem sido muito bacana e as livrarias têm colocado nossos livros em prateleiras de destaque. Dependendo do país, o público é nativo ou de brasileiros migrados, mas é muito miscigenado”.

Diego também anunciou que a editora começará a publicar e distribuir os livros em inglês de forma direta, sem a intermediação da venda de direitos. A produção das obras será diretamente feita com a marca Arole Cultural na Inglaterra e nos Estados Unidos.

O Prêmio Jovens Talentos é patrocinado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e tem apoio da Feira do Livro de Frankfurt. Além dos dois ganhadores, a premiação reconheceu também Carolina Rocha, gerente editorial da Gente; Talita Camargo, sócia da 2Books e gestora da Livraria do Comendador, e Tatiany Leite, booktuber e influenciadora digital.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.