FAST FASHION E CONSUMO ÉTICO: COMO FICA O MERCADO GLOBAL DE MODA?



FAST FASHION E CONSUMO ÉTICO: COMO FICA O MERCADO GLOBAL DE MODA?

As mídias sociais estão impulsionando uma nova era de transparência entre as marcas e consumidores. Um novo estudo da empresa global de pesquisa estratégica de mercado Euromonitor International analisa a dinâmica e os desafios que isso representa para a indústria da moda e como as empresas podem alavancar inovação, digitalização e tecnologia para atender às novas necessidades de um consumidor mais ético.

Segundo o estudo da consultoria, o mercado global de roupas e calçados atingiu USD 1,7 trilhões em 2017 e deverá crescer em média 2% ao ano até 2022. Impulsionado nos últimos anos pela tendência fast fashion, o segmento vem se transformando. A compra frequente de produtos que durarão apenas uma temporada, contudo, levou ao conceito de vestuário descartável. Segundo a organização governamental britânica WRAP Charity, 350 mil toneladas de roupas usadas são descartadas todos os anos no Reino Unido. No entanto, a sociedade está lentamente adotando um pensamento mais sustentável e o consumo ético está gradualmente se integrando ao mercado de moda.

Marguerite LeRolland, analista sênior de Beleza e Moda da Euromonitor International comenta que “nesta era de hiper transparência, os consumidores estão mais bem informados e querem saber como os materiais usados em suas roupas e calçados são adquiridos e descartados. Eles estão cada vez mais se preocupados com o impacto das atividades dos humanos no planeta, aumentando a exposição da marca e os riscos relacionados à sua reputação se forem descobertas práticas desleais”.

O estudo Global Consumer Trends Survey 2017 da Euromonitor International indicou que 65% dos consumidores entrevistados acreditam que possuem um impacto positivo no meio ambiente por meio de suas ações diárias. Além disso, 60% deles afirmam ser muito ou extremamente influenciados pelas opiniões de amigos e comentários nas redes sociais.

Arthur Zaczkiewicz, editor executivo do jornal americano Women's Wear Daily (WWD) acrescenta que “a sustentabilidade é um tópico crítico e uma fonte importante de inspiração para o story-telling das marcas, e pode ajudar as empresas a se engajarem com os consumidores e ganharem a lealdade deles, notadamente nas mídias sociais. A indústria da moda está se tornando extremamente criativa ao utilizar várias plataformas para construir uma imagem de marca mais ecológica e ética desde a fase de fabricação até o tratamento pós-venda de roupas indesejadas. ”

Para saber mais sobre o assunto, acesse o estudo da Euromonitor International: bit.ly/2JpJ5m2

Sobre a Euromonitor International
A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferece soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em 100 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores.