DESIGN PARA MELHORAR A APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS EM COURO



DESIGN PARA MELHORAR A APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS EM COURO

Laura Pereira é uma jovem designer que usa o couro como matéria-prima de seus produtos desde 2011. Sua especialidade é criar bolsas, mochilas e malas de forma artesanal, inspiradas nas antigas caixas de ferramentas. Para isso utiliza couro atanado natural, um couro de origem bovina curtido com extratos vegetais sem camada de resina poliuretânica, o que mantém o couro no seu aspecto mais natural. 

A marca que leva o seu nome já tem um público fiel brasileiro e está dando os primeiros passos para fora do país, inclusive já fez parcerias com algumas lojas dos Estados Unidos que revendem os produtos da marca. Para potencializar sua participação em feiras e estabelecimentos comerciais nacionais e internacionais, Laura Pereira participou do programa Design Export, desenvolvido em parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Centro Brasil Design (CBD), para desenvolver um mobiliário modular para transporte e exposição dos seus produtos.

“Exponho em feiras e sentia falta de acomodar os produtos em algo que conversasse com a proposta da marca. A maneira de apresentar impacta na forma como os clientes percebem as peças”, comenta Laura. A PAX.ARQ, escritório responsável pelo projeto, tinha como objetivo criar um mobiliário que fosse modular, leve e com peças que sejam fáceis de serem transportadas e montadas.

“Conhecemos os produtos da Laura e fizemos algumas reuniões para captar exatamente o que ela precisava. O projeto foi desenvolvido em três meses. A identificação com os princípios da marca e um briefing muito claro e objetivo foram pontos determinantes no desenvolvimento e no resultado do projeto que para nós foi muito bom”, diz a arquiteta Paula Sertório. O projeto utiliza poucos elementos compostos por materiais acessíveis que se adaptam a diversas possibilidades. As barras roliças são feitas de cabos de vassoura e as barras quadradas são compostas pela junção de pranchas de compensado. 

Com o mobiliário, as peças ficam mais bem expostas em feiras e eventos e causam um impacto visual que chama atenção para o que está sendo apresentado. O expositor pode ser usado também em lojas que revendem a linha de produtos, o que aumenta a representatividade da marca em lojas multimarcas. “Agora me sinto mais preparada para estar em grandes eventos porque apresento a marca de forma mais profissional e competitiva. O projeto me deixou muito satisfeita e a solução foi surpreendente”, comenta Laura. 

O mobiliário foi lançado na Feira Rosembaum, em São Paulo, em agosto de 2017 e seguirá os passos de Laura em feiras internacionais. “O projeto certamente irá ampliar a nossa participação no exterior e ajudará a aumentar as vendas e o valor agregado da marca”, finaliza a empresária. 

 

SOBRE O DESIGN EXPORT

Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que atende empresas brasileiras que querem ganhar participação no mercado internacional por meio de produtos e embalagens com design. 

Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades, por meio de um cadastro de escritórios de design. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado. O programa já soma duas edições, com 300 empresas atendidas de 30 setores diferentes. www.designexport.org.br