35º ENCONTRO ECONÔMICO BRASIL-ALEMANHA TERÁ ESPAÇO COLETIVO DA CADEIA DO COURO
Estreitar relações, fazer contatos e ampliar parcerias entre mais de dois mil empresários são alguns dos objetivos do 35º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que ocorrerá de 12 a 14 de novembro em Porto Alegre, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Os setores brasileiros de couros, calçados, componentes e máquinas para as indústrias curtidora e calçadista estarão nessa plataforma de negócios para os dois países, por meio de espaço compartilhado entre cinco entidades. São elas: Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq) e Associação de Indústrias de Curtumes do Rio Grande do Sul (AICSul). Exposição de produtos, seminários e rodadas de negócio estão na pauta geral do evento.
No espaço coletivo dos setores ligados à produção de couros, máquinas, componentes e calçados do Brasil, o foco será a apresentação do potencial criativo, tecnológico e produtivo do país, com exposição de materiais e produtos finais, além da disponibilização de conteúdo de comunicação sobre a indústria nacional. Projetos desenvolvidos com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – como o Brazilian Footwear, em parceria com Abicalçados, e o Brazilian Leather, conduzido com CICB – estarão com ações e artigos dispostos no estande. Letícia Sperb Masselli, coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, destaca ainda que a entidade apresentará no EEBA o Future Footwear, iniciativa que dialoga com a criação e execução de novos modelos de negócios, produtos e processos produtivos em toda a cadeia.
Para José Fernando Bello, presidente executivo do CICB, o evento será uma oportunidade de colocar a indústria nacional em contato com um mercado de destaque para a economia do país. “A Alemanha é um cliente importante para o setor curtidor do Brasil, é o sétimo destino com maior participação nas nossas exportações”, afirma. No Rio Grande do Sul, a participação da Alemanha nas exportações é ainda maior: trata-se do quarto maior destino, como destaca o presidente executivo da AICSul, Moacir Berger. A importância da parceria comercial entre os dois países também é destacada pelo presidente da Assintecal, Milton Killing. “Todo o cenário positivo se faz por aproximações como esta e que vão ao encontro de interesses bilaterais de mercado”, destaca.
O presidente da Abrameq, Marlos Schmidt, avalia que a participação do cluster do couro e calçados no EEBA mostrará toda a força coletiva deste setor. Além disto, destaca que a Alemanha é uma referência mundial em tecnologia, protagonista na Industria 4.0. “Neste sentido, a nossa expectativa será proporcionar relacionamento e conhecimento, nos oportunizando buscar parcerias que contemplem o que há de mais avançado no mundo em tecnologia”, completa Marlos.
A FIERGS, por meio do seu Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), será anfitriã do EEBA, que é considerado um dos mais importantes eventos da agenda bilateral dos dois países, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e sua congênere alemã Federação das Indústrias Alemãs (BDI). O EEBA ocorre anualmente de forma alternada, nos anos pares na Alemanha e ímpares no Brasil.