AÇÕES INTERNACIONAIS GERAM QUASE US$ 200 MILHÕES PARA CALÇADISTAS EM 2017



AÇÕES INTERNACIONAIS GERAM QUASE US$ 200 MILHÕES PARA CALÇADISTAS EM 2017

As exportações de calçados foram infladas em US$ 195 milhões por conta de ações internacionais do programa Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do setor mantido em parceria pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ao longo de 2017. O resultado, que consta nos relatórios, é fruto de dez eventos, nove feiras e uma missão internacional (veja abaixo). De forma imediata, ou seja, de negócios realizados in loco, a soma é de US$ 41 milhões. 

A gestora de Projetos da Abicalçados, Roberta Ramos, explica que a expectativa de negócios, de quase US$ 200 milhões, soma as vendas alinhavadas durante as ações. “Esse número é cerca de 20% do total de exportações brasileiras de calçados, que devem somar cerca de US$ 1 bilhão em 2017”, comenta a gestora, que vê uma recuperação gradual nos embarques do setor, apesar da desvalorização recente da moeda norte-americana sobre o real, o que torna o produto nacional mais caro no exterior. 

Brazilian Footwear
Segundo Roberta, o número do levantamento deve ser comemorado como mais um sucesso da parceria entre a Abicalçados e a Apex-Brasil desde o ano 2000. “Apesar das crises internacionais e domésticas que passamos, somadas aos problemas estruturais brasileiros que prejudicam a competitividade, nesses 17 anos de convênio conseguimos mudar a modalidade de exportação, substituindo o que era grande parte de private label – quando no produto é colocada a marca do importador – por marcas próprias, levando a marca Made in Brazil para o mundo”, acrescenta Roberta. 

Outro ganho relevante em quase duas décadas de parceria foi o aumento no número de destinos, diminuindo a dependência de mercados específicos e pulverizando ainda mais as exportações do calçado verde-amarelo. “Antes do convênio, exportávamos para 99 destinos, número que hoje ultrapassa 150”, conclui a gestora. 

Renovado a cada dois anos, atualmente o Brazilian Footwear para o biênio 2017/2018 tem um aporte total de R$ 36,46 milhões para ações de promoção internacional do calçado brasileiro, que incluem participação em feiras, missões comerciais, estudos de prospeção, projetos de imagem, projetos compradores – que trazem importadores para o Brasil, entre outros.  

São considerados mercados-alvo do programa a França, o Reino Unido, os Estados Unidos, a Colômbia, a China/Hong Kong e os Emirados Árabes Unidos. Atualmente, as 193 empresas associadas ao Brazilian Footwear respondem por mais de 80% do total gerado com as exportações de calçados. 

Confira as ações realizadas em 2017

Feira Expo Riva Schuh – Itália 
Fevereiro 
Negócios imediatos: US$ 3,94 milhões 
Alinhavados: US$ 21,41 milhões

Feira IFLS – Colômbia 
Fevereiro
Negócios imediatos: US$ 2,88 milhões 
Alinhavados: US$ 18,47 milhões

Feira theMicam – Itália 
Fevereiro 
Negócios imediatos: US$ 8,75 milhões 
Alinhavados: US$ 22 milhões

Feira FN Platform – Estados Unidos
Fevereiro 
Negócios imediatos: US$ 1,6 milhão 
Alinhavados: US$ 5,3 milhões

Missão Rússia 
Junho
Alinhavados: US$ 4,12 milhões

Feira Expo Riva Schuh – Itália 
Junho
Negócios imediatos: US$ 7,5 milhões 
Alinhavados: US$ 24,47 milhões

Feira ColombiaModa – Colômbia 
Julho 
Negócios imediatos: US$ 802 mil 
Alinhavados: US$ 873 mil

Feira IFLS – Colômbia 
Agosto
Negócios imediatos: US$ 1,55 milhão 
Alinhavados: US$ 6,2 milhões 

Feira FN Platform – Estados Unidos
Agosto
Negócios imediatos: US$ 2 milhões 
Alinhavados: US$ 6,3 milhões

Feira theMicam – Itália 
Setembro
Negócios imediatos: US$ 12 milhões 
Alinhavados: US$ 45 milhões
 

Total de negócios imediatos: 
US$ 41 milhões

Total de negócios alinhavados: 
US$ 154 milhões

Total gerado em 2017: 
US$ 195 milhões 

Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear
 
Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos  (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br