O MERCADO ILEGAL DE TABACO NA AMÉRICA LATINA
A última edição da pesquisa global de tabaco da empresa de consultoria Euromonitor International revelou um marco importante para o segmento: em 2016, a participação dos cigarros no mercado total de tabaco caiu, pela primeira vez, abaixo dos 90%. Segundo Andrés Musalem, analista de pesquisa da Euromonitor, esse marco indica a crescente relevância dos fatores que impactam as vendas de cigarros ao redor do mundo.
“Na América Latina, um desses fatores é o crescimento do mercado ilegal de tabaco. Contudo, o aumento do comércio ilegal também está vinculado às iniciativas governamentais que visam aumentar os impostos, uma opção política fácil e correta frente às questões relativas à saúde pública, bem como a contínua redução do poder de compra do consumidor devido aos cenários macroeconômicos desfavoráveis atualmente presentes na região”, afirma Musalem.
Venda de cigarro ilegal cresce na América Latina
Segundo dados da Euromonitor, nos últimos dez anos, o volume de vendas de cigarros na América Latina apresentou um declínio de 4% ao ano, o equivalente a uma redução total de 94 bilhões de cigarros nesse período. Os países que lideram as quedas são Equador, Brasil e Colômbia enquanto o Uruguai, Argentina e Chile apresentaram maior resiliência, embora o consumo também esteja em queda.
“Os cigarros ilegais estão começando a ter um papel importante no cenário de queda das vendas legais uma vez que o acesso aos produtos contrabandeados e falsificados permite que os consumidores latino-americanos da base da pirâmide continuem a fumar na mesma frequência mesmo com o aumento dos preços”, comenta Musalem.
A Euromonitor indica que a representatividade (em valor) das vendas do segmento de cigarros ilegais na América Latina aumentou de 19% para 25% nos últimos cinco anos, chegando a um patamar de 57 bilhões de unidades de cigarros ilegais consumidos no ultimo ano.
Para saber mais sobre essa pesquisa, acesse o portal da Euromonitor.
Sobre a Euromonitor International
A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferece soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em 80 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores.