COMPRADORES E JORNALISTAS INTERNACIONAIS PARTICIPAM DA QUARTA EDIÇÃO DO VESTE RIO
Entre os dias 25 e 29 de outubro, a cidade do Rio de Janeiro (RJ) será palco da 4ª edição do Veste Rio, uma das maiores plataformas de moda do país, que reunirá as principais tendências da temporada de Outono-Inverno 2017/2018 em seu salão de negócios. Pela terceira vez consecutiva, o evento receberá um grupo de convidados internacionais a convite dos programas de exportação de moda brasileira Texbrasil, da Abit, e Fashion Label Brasil, da ABEST, ambos em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O grupo de dez convidados é composto pelos jornalistas Yelly Rodríguez, do jornal El País (Uruguai) e Maite Atela, da revista Global Fashion (Portugal e Espanha), além dos compradores Ana Brito e Gloria Brito, da loja Fio D’Agua (Portugal), Daiane Rezende, da Bossa Concept (Estados Unidos), Bernardo Franca, da Fashion Clinic (Alemanha), Pamela Schiffer, da loja homônima (Reino Unido), Ana Maria Noble, da Romero Boutique (Uruguai), Georgios Galanis, da Monoi Project (Grécia) e Ignacia Echenique, da Enfit (Chile).
O evento, que acontece no Pier Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, conta também com outlet, palestras, oficinas e desfiles de novos talentos – confira a programação completa aqui. É promovido pelo Caderno Ela, do Globo, em parceria com a revista Vogue Brasil e apresentação do Sistema Fecomércio RJ.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,6 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 36,2 bilhões.
Sobre o Texbrasil
O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit em parceria com a Apex-Brasil, com o objetivo de apoiar e preparar as empresas das indústrias têxtil e de confecção interessadas em comercializar seus produtos em outros países. Desde seu lançamento, mais de 1,5 mil empresas utilizaram os serviços do Programa, entre eles encontro com compradores e jornalistas internacionais, participação em feiras e eventos em todo o mundo, ações de capacitação em inovação, sustentabilidade e design, e realização de pesquisas e prospecções de mercado.
Sobre a ABEST
Criada em 2003, a Associação Brasileira de Estilistas tem como objetivo fortalecer e promover o design e a moda brasileira. Sua principal proposta é auxiliar o desenvolvimento de marcas brasileiras de alcance internacional e garantir a autenticidade e criatividade de cada uma delas, além de divulgar o estilo de vida do Brasil, contribuindo assim para o crescimento de todos os segmentos vinculados à moda. Atualmente a ABEST, que não tem fins lucrativos, conta com 120 marcas de todo o Brasil que exportam produtos para 57 países. Além disso, executa constantemente ações estratégicas para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.
Sobre o Fashion Label Brasil
Fashion Label Brasil é o Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, da Associação Brasileira de Estilistas, criado há mais de 10 anos em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Sua proposta é posicionar a moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas e de promoção comercial para os diversos segmentos da moda brasileira, auxiliando-os na ampliação de sua atuação no mercado internacional.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Informações para imprensa – Abit/Texbrasil
Simone Bernardes
11 3823-6139
simone@abit.org.br
Informações para imprensa – ABEST/Fashion Label Brasil
Erika Masckiewic
11 98244-3238
jornalismo@abest.com.br