Conheça a obra de Luisa Geisler, jovem e premiada escritora do Brasil
A escritora Luisa Geisler acaba de ser anunciada como semifinalista do Prêmio Oceanos por seu último lançamento, “De espaços abandonados”, publicado em 2018 pela editora Alfaguara, e é parte da Série Autores Brasileiros, uma iniciativa do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Nascida no município de Canoas, no Rio Grande do Sul, Luisa também é tradutora, escritora e mestre em processo criativo pela National University of Ireland.
Em seu novo romance, o mais experimental da carreira da jovem escritora, é narrado em formato de um manual. Na história, Maria Alice desembarca em Dublin na saga de encontrar sua mãe, uma mulher que sofria com distúrbio bipolar e que sumiu sem deixar rastros. Em essência, Luisa aborda de maneira fragmentada a realidade de diversos brasileiros autoexilados na Irlanda, que sonhavam com um futuro melhor e com a mítica da sorte irlandesa, mas que agora estão entre tentar achar uma forma de fugir da vida ou encará-la.
Sua carreira no mercado literário começou em 2011, com a obra “Contos de mentira” (Record), que a rendeu o Prêmio Sesc de Literatura, o primeiro de seu currículo, e a posicionou como finalista no Prêmio Jabuti com apenas 19 anos de idade. Enquanto escrevia o título Luisa ainda nem mesmo havia terminado a oficina de escrita criativa do escritor Luiz Antônio de Assis Brasil – que lançou nomes como Daniel Galera e Michel Laub.
Já no ano seguinte, a jovem foi condecorada novamente pela premiação do Sesc, porém na categoria “romance” com a sua estreia no gênero, com a obra “Quiçá” (Record, 2012). Além dos prêmios, em 2012 foi reconhecida como um dos “melhores jovens escritores brasileiros”, seleção feita pela Revista Granta.
Outros títulos de Luisa são “Luzes de emergência se acenderão automaticamente” (Alfaguara, 2014) e “Enfim, capivaras” (Seguinte, 2019).
Sobre a Série Autores Brasileiros
Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.