QUALIDADE DA CARNE BOVINA BRASILEIRA É APRESENTADA PELA ABIEC NA ANUGA



QUALIDADE DA CARNE BOVINA BRASILEIRA É APRESENTADA PELA ABIEC NA ANUGA

Para qualificar a percepção da carne brasileira no exterior e estreitar relações comerciais com países importadores, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) esteve na Anuga, feira do setor alimentício, que teve a edição de 2017 realizada em Colônia, na Alemanha, entre os dias 7 e 11 de outubro. A ação fez parte do projeto Brazilian Beef, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Segundo os organizadores, aproximadamente 160 mil pessoas puderam conferir de perto as inovações apresentadas pelos 7.400 expositores participantes – números que fazem da Anuga um dos principais e maiores eventos de inovações em produção de alimentos do mundo.

Em um estande que serviu de vitrine para a exposição de 20 produtores brasileiros de carne bovina, a entidade recebeu mais de 5 mil visitantes, que puderam obter informações sobre métodos de produção, iniciativas de fiscalização e outros processos que tornam o Brasil um dos maiores e mais preparados exportadores do produto.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi, compareceu ao estande da ABIEC em dois dias, prestigiando a presença brasileira no evento e contribuindo com negociações que ampliam o leque de possibilidades para as exportações de alimentos produzidos no País.

Os participantes da Anuga também puderam vivenciar experiências diferenciadas – e saborosas – em churrascos de cortes especiais servidos pela ABIEC e parceiros em seu estande. No dia 9, ocorreu o Angus Day, e, no dia 10, o Arab Halal Day.

Expectativa animadora no pós-feira
Realizada no mês seguinte ao que o Brasil obteve um aumento significativo em suas exportações de carne bovina, a Anuga gerou expectativa de que as negociações brasileiras com outros países devem seguir aumentando.

Em setembro, foi gerado um faturamento de US$ 556 milhões com as vendas de carne bovina ao exterior, um avanço de 17,46% na comparação anual. Com isso, o desempenho no acumulado do ano alcançou US$ 4,3 bilhões, 6,6% mais do que no mesmo intervalo do ano passado, segundo a ABIEC, que segue com a missão de ampliar a presença brasileira em países importadores e abrindo novos mercados para a carne bovina. 

Sobre a ABIECwww.abiec.com.br
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 31 empresas do setor no país, responsáveis por 90% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 9,1 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 20% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. 

Sobre o Brazilian Beef
Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre Apex-Brasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 14 anos, já foram firmados seis projetos, com investimentos de mais de R$ 40 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.

Informações para a imprensa: 
Pedro Orlandi – pedro.orlandi@cdn.com.br – (11) 3643-2745
Henrique Alves – henrique.alves@cdn.com.br – (11) 3643-2736