COMEÇA O CORPORATE VENTURE BRASIL 2017



COMEÇA O CORPORATE VENTURE BRASIL 2017

Começou nesta terça-feira (3/10), a edição 2017 do Corporate Venture in Brasil, o fórum internacional organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que busca conectar corporações à investidores brasileiros e estrangeiros para compartilhar melhores práticas de empreendedorismo corporativo no contexto do ambiente de investimentos e inovação no Brasil.
 
Participam ao longo dos dois dias de evento mais de 500 empresários, entre gestores de fundos de venture capital, investidores anjo, aceleradoras, incubadoras, startups, investidores e corporações nacionais e internacionais, além de 11 investidores estrangeiros e 60 painelistas.
 
O objetivo do evento é apresentar aos potenciais parceiros e investidores locais e estrangeiros informações estratégicas e atualizadas sobre o ambiente de investimentos em venture capital no Brasil, assim como debater melhores práticas de inovação e empreendedorismo corporativo entre grandes empresas e startups no Brasil.
 
Durante a cerimônia de abertura do evento, a diretora de Negócios da Apex-Brasil, Márcia Nejaim, destacou o trabalho desenvolvido pela Agência para estimular o Venture Capital, e lembrou da importância de se trabalhar a inovação para geração de empregos e renda. “Queremos aumentar e melhorar o ambiente para o empreendedor. E parte desse trabalho passa por fazer o match entre os Ventures Funds estrangeiros e as startups brasileiras para fomentar a inovação e a competitividade das nossas empresas”.
 
Para o fundador da Global Corporate Venturing, James Mawson, parceiro do Corporate Venture e palestrante, o evento tem umapproach pioneiro, já que ao invés de dizer ao mercado o que os investidores querem, ele junta todos os atores no mesmo espaço para que dialoguem e para que as diferentes empresas possam apresentar informações úteis. “O evento tem duas vertentes fantásticas: por um lado facilita para as corporações internacionais a acharem parceiros locais para melhor entender o mercado, uma vez que elas dificilmente virão para um mercado que não confiem e não compreendem; por outro, ajuda as startups brasileiras a pensarem globalmente. Se olharmos ao redor do mundo, a Global Corporate Venturing ajuda centenas de empresas a fazer centenas de negócios, mas o Brasil é o melhor exemplo de país que está acelerando esse progresso”.
 
O presidente do Harvard Business School Alumni Angels, Magnus Arantes, apresentou uma pesquisa realizada com empresas no Brasil que mostrou que, das 15 empresas mais inovativas do país, 90% delas tinham engajamento das pricnipais lideranças, 80% pretendem expandir para novos mercados, canais e habilidades e que 86% delas possuem mecanismos de aceleração de startups ou fundos próprios para investimento. A pesquisa apontou ainda formas de desenvolver o Venture Capital corporativo, entre elas o aumento do investimento do setor privado, investimento em startups em estágios iniciais, construção de uma cultura de inovação nas companhias e melhorar o ambiente regulatório.
 
Para a gerente de Investimentos da Apex-Brasil, Maria Luisa Cravo, o Corporate Venture é apenas uma ponta do trabalho que vem sendo desenvolvido há alguns anos pela Agência de apresentar as oportunidades que existem no país para grandes investidores internacionais. “Temos hoje reunidas mais de 300 pessoas discutindo o ambiente de investimentos do Brasil e as oportunidades para os fundos corporativos. Esse trabalho precisa ser intensificado e a Apex-Brasil tem um papel fundamental de posicionar o Brasil junto a esses atores globais e mostrar as oportunidades que existem no país, para que tenham uma melhor compreensão do ambiente e o que eles podem ganhar ao se estabelecer no país”, afirma.
 
Apresentação para investidores
Além dos painéis e debates, 13 startups apresentarão seus projetos a investidores durante o Corporate. Os diferentespitches acontecerão ao longo da programação nos dois dias.
 
Nesta segunda-feira, quatro empresas (Pipefy, Táquion Inovação, Lincare e CTO-Take) puderam apresentar seus produtos/serviços a Amit Garg, executivo da Samsung Next, e a Ignacio Estivariz, do MercadoLibre.com.
 
Para Luis Eduardo Tavares, diretor da Táquion Inovação, participar de um pitch em um evento do porte do Corporate Venture é muito importante, e “o apoio da Apex-Brasil foi sensacional nos preparando para o processo. Foi um aprendizado muito importante, um treinamento duro, mas valioso e que vamos levar para sempre”.
 
O Corporate Venture in Brasil é um projeto da Apex-Brasil que tem como objetivo estimular o desenvolvimento das atividades de empreendedorismo corporativo das empresas brasileiras.
 
A agenda completa do evento pode ser encontrada no site: https://cvinbrasil2017.splashthat.com/