BRASIL EM MEDELLÍN: 11º FIESTA DEL LIBRO Y LA CULTURA



BRASIL EM MEDELLÍN: 11º FIESTA DEL LIBRO Y LA CULTURA

Contando com o melhor da gastronomia, música, literatura, arte e cultura brasileiras, colombianas e sul-americanas, a 11ª edição da Fiesta del Libro y la Cultura de Medellín está acontecendo desde segunda-feira (11/9) e vai até domingo (17/9). Este ano, pela primeira vez, a Fiesta tem um país homenageado, o Brasil, e a presença do país está sendo organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Embaixada do Brasil na Colômbia. Na programação estão desde ações gastronômicas, como o Cozinhando com Palavras, espaço que une culinária, literatura e cultura, até uma livraria com mais de oito mil volumes em espanhol e português. Estão lá grandes autores como Ziraldo, Ana Maria Machado, Roger Mello e Luciana Savaget.

A primeira impressão que o Brasil deixou no evento foi ao som de Vinicius de Moraes com sabor de moqueca baiana feita pela chef  Daniela Narciso, autora que trabalhou por mais de dois anos em entrevistas com amigos e família do Poetinha para produzir o livro Pois Sou um Bom Cozinheiro, Receitas, Histórias e Sabores da Vida de Vinícius de Moraes, tornando a experiência única. O espaço nacional foi inaugurado pelo embaixador brasileiro na Colômbia, Julio Bitelli, que agradeceu o convite ao Brasil e relembrou o apoio e a solidariedade dos colombianos após o acidente com a equipe da Chapecoense.

Com foco em promover experiências de intercâmbio cultural e mostrar o melhor dos dois países e da América Latina, a Fiesta del Libro y la Cultura provocou também várias reflexões para os integrantes do setor literário, principal vertente artística da Fiesta. No decorrer do evento vários pontos foram abordados, desde a competição de grandes livrarias, barreiras de idioma, corrupção até análises do mercado latino na busca por novas soluções e oportunidades para fomentar o setor.