CLAIN REÚNE ESPECIALISTAS PARA DEBATER OPORTUNIDADES NA REGIÃO



CLAIN REÚNE ESPECIALISTAS PARA DEBATER OPORTUNIDADES NA REGIÃO

Com o objetivo de promover um amplo debate sobre os desafios e rumos da economia da América Latina e apresentar perspectivas de modelos e estratégias de posicionamento para atração de investimentos estrangeiros, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), em parceria com a Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), reúne, nesta quarta e quinta-feira, dias 13 e 14 de setembro, executivos de empresas multinacionais e representantes de agências oficiais de atração de investimento em Foz do Iguaçu (PR).
 
Durante os dois dias, os participantes debaterão maneiras de ultrapassar barreiras de produção, comércio e investimentos e como fortalecer a posição da América Latina como destino global para negócios em painéis temáticos sobre a estratégia de investimento das empresas, o papel das agências de atração de investimento, as novas tecnologias e a indústria 4.0, desenvolvimento sustentável, inovação e startups, entre outros.
 
Em seu discurso de abertura, o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, destacou a necessidade de uma cooperação maior entre as agências da América Latina para que a região consiga alcançar objetivos maiores. “É surpreendente que uma região com tantas aspirações comuns, com tanta homogeneidade, e tantos desafios também comuns, tenha tardado tanto para criar mecanismos internos mais eficazes de cooperação e promoção conjunta de investimentos”, afirmou.
 
Jaguaribe deixou claro em seu discurso que é preciso que haja um maior entrosamento e sinergia nas ações entre os atores da região, em especial por sermos uma região com tanto potencial conjunto, mas que ainda temos uma das piores integrações das cadeias produtivas do mundo. “Há aqui um papel muito claro para as agências de atração de investimento. Costumamos ficar só pensando em atrair investimentos de países mais tradicionais, que não deixa de ser fundamental, mas esquecemos de olhar para nossos vizinhos. Nós, da Apex-Brasil, temos um papel fundamental de apoiar a internacionalização de empresas brasileiras, e queremos que a América Latina seja o alvo principal dessa expansão. Queremos ter espaço para promover a presença das empresas brasileiras na região. E para isso, é preciso que haja uma maior coordenação entre as agências”, disse.
 
O presidente da Associação Mundial de Agências de Promoção de Investimentos (WAIPA em inglês), Bostjan Skalar, também seguiu na mesma linha, e destacou a importância da cooperação regional e a coordenação das estratégias de atração de investimento de forma a promover uma informação única para potenciais investidores.  “Pensar regionalmente é mais essencial que nunca. Temos que seguir o paradigma da cooperação, não da competição.” 
 
A cooperação regional, de acordo com Skalar, é uma forma que a região tem para enfrentar a desaceleração no crescimento da economia global e que tem impactos os números de investimentos estrangeiros diretos, tanto nas economias desenvolvidas, como nas em desenvolvimento. “Estamos aqui para criar uma estratégia que solucione nossos problemas e para criarmos juntos um plano para a região. Deve haver um compromisso a partir do que será discutido aqui. Temos que trabalhar juntos para sairmos dessa situação, e eu vejo que há vontade política para isso em toda a região”.
 
Segundo o Presidente da Agência Paraná Desenvolvimento, Adalberto Netto, o evento é inédito ao reunir lideranças executivas de empresas multinacionais, governo e agências a fim apreciar como desenvolver estratégias e promover a região com destino de projetos de investimento. O evento também irá promover um ambiente de colaboração entre agências que deve resultar em maior intercâmbio e novas parcerias entre províncias e países da América Latina. Além disso, também irá servir para destacar a importância das agências de atração de investimentos para o desenvolvimento econômico de cidades, estados e países.
 
Também participaram da cerimônia de abertura da Conferência o diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Abjaodi, o representante no Brasil do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Hugo Flores, o secretário de Planejamento do Paraná, Juraci Sobrinho, e o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro.
 
Painéis
O primeiro painel do evento, que teve moderação do presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, juntou executivos de grandes empresas para que pudessem colocar as perspectivas de investimentos pelo prisma da empresa. Participam do debate Ronaldo Ribeiro, Diretor Industrial do Grupo O Boticário, Paulo Stark, CEO da Siemens; Alan Holzmann, Diretor de Estratégia do Negócio de Caminhões da Volvo e Omar Khan, diretor de Relações Internacionais da Câmara de Dubai.
 
A Diretora de Negócios da Agência, Márcia Nejaim, participou do segundo painel, que reuniu representantes das agências de promoção de investimentos do Uruguai, Colômbia, México e Nicarágua para debater o papel das agências no apoio aos investidores e as estratégias de posicionamento global e regional.
 
O terceiro painel foi sobremanufatura 4.0 e o cenário na América Latina. Participaram do debate o gerente executivo de poilítica industrial da CNI, João Emílio Gonçalves, o chefe do escritório América Latina do Instituto de Estudos de Futuro de Copenhague, Peter Kronstrom, o gerente divisional de tecnologia da Abimaq, Anita Dedding e o vice-presidente de manufatura global 4.0 da Wipro, Sudhi Bangalore.
 
O último painel do dia tratou de desenvolvimento sustentável e o papel das agências de promoção de investimentos. O debate, de Ana Arias Urones, Especialista em Comércio do BID, contou com a participação da diretora Sênior do Programa de Investimento, Centro Internacional de Comércio e Desenvolvimento Sustentável, e Rashmi Jose, do diretor de Planejamento Estratégico, Controle e Gestão e Inteligência Comercial, Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional, Martín Goñi, e do diretor de Suprimentos do Grupo Boticário, Fabio Miguel.