PET BRASIL LEVA CINCO EMPRESAS NACIONAIS PARA PET FAIR ASIA
A indústria brasileira de produtos para animais de estimação vai à China buscar novos parceiros comerciais de 24 a 27 de agosto. O motivo é a realização da Pet Fair Asia, maior feira de produtos para cães, gatos, roedores e répteis da Ásia, que deve reunir mil expositores em 100 mil m² de exposição em Xangai.
A iniciativa é do Projeto Pet Brasil, parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O programa é voltado a auxiliar e orientar empresas que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, já exportadoras ou internacionalizadas. O Pavilhão Brasileiro terá cinco empresas em 72m², voltadas para produtos pet food e cosméticos para animais de estimação.
A expectativa dos expositores brasileiros é que novos negócios possam surgir. A indústria pet nacional é reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus produtos e tem no mercado chinês uma grande plataforma de negócios, já que no país há cerca de 39 milhões de cães e gatos e 168,2 milhões de peixes, dentro de um total de 288,8 milhões de animais de estimação, de acordo com a Euromonitor (2013). Além disso, estima-se que o mercado pet chinês tenha valor de US$ 2 bilhões, segundo a organização da Pet Fair Asia.
Sobre a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação
A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) representa a indústria Pet, que congrega os segmentos Pet Food (alimento e ingredientes), Pet Vet (medicamentos veterinários) e Pet Care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza). A entidade fortalece o setor por meio de ações que contribuem para o desenvolvimento de seus associados e também para aumentar a percepção de que os benefícios da relação entre seres humanos e animais de estimação se estendem a toda a sociedade.
A Abinpet desenvolveu a ferramenta de coleta de dados mais confiável do mercado: o Painel Pet, que é mantido atualizado por dados e informações enviados pelos integrantes do setor. Em 2016, o faturamento da Indústria Pet atingiu R$ 18,9 bilhões. É cada vez maior a participação desse setor na economia nacional e, por isso, é parte relevante do agronegócio: cerca de 67,3% do faturamento deverá vir dos produtos para nutrição animal, cuja composição é 95% agropecuária, com ingredientes como milho, soja, arroz, trigo e carnes de aves, bovinos e peixes.
Todos os produtos da indústria de alimentos e medicamentos veterinários são fiscalizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na Secretaria de Defesa Agropecuária (DFIP, DIPOA e Vigiagro).
A Associação é referência técnica para o setor e publica há nove anos o Manual Pet Food Brasil, adotado pelas principais fabricantes de alimento como guia de boas práticas. O Manual contém informações sobre os padrões técnicos e de qualidade de matérias-primas, parâmetros nutricionais, metodologias analíticas aplicáveis e condições ideais de produção para garantir alimentos seguros aos mercados nacional e internacional. Sua atualização ocorre a cada dois anos, considerando o desenvolvimento do setor.
2PRÓ Comunicação
imprensa@abinpet.org.br
(11) 3030-9404/9436