APEX-BRASIL LANÇA NÚCLEO DO PEIEX EM ITAJAÍ



APEX-BRASIL LANÇA NÚCLEO DO PEIEX EM ITAJAÍ

Será inaugurado na próxima quinta-feira (24/8) o núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) em Itajaí (SC). Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o Núcleo atenderá ao longo dos próximos dois anos cerca de 140 empresas, capacitando-as para que comecem a comercializar seus produtos no mercado internacional.

O PEIEX prepara as empresas para o comércio internacional, por meio de diagnóstico e acompanhamento na implantação de melhorias e oficinas de capacitação em exportação. A adequação de processos com foco no aumento da competitividade das empresas é desenvolvida em áreas como estratégia organizacional, determinação do preço de exportação, finanças e custos, plano de negócios internacional, entre outros pontos. Entre 2009 e 2016 mais de 16 mil empresas foram atendidas pelo PEIEX em todo o país.

A abertura do evento será realizada pelo reitor da Universidade do Vale do Itajaí, Mário Cesar dos Santos. A cerimônia contará também com a presença da coordenadora de Competitividade da Apex-Brasil, Adriana Rodrigues, que fará a palestra “PEIEX como ferramenta de qualificação para a exportação”. Os principais setores atendidos pelo novo núcleo são: Confecções, Cerâmicas, Pescados e Calçados. Além de Itajaí, serão atendidas empresas sediadas nos municípios de: Balneário Camboriú, Blumenau, São João Batista, Tijucas e Pomerode.

O Programa oferece aos participantes, de forma gratuita, consultoria de especialistas que fazem um diagnóstico da capacidade exportadora e apontam soluções para problemas técnico-gerenciais. Após a elaboração do diagnóstico a empresa é orientada a implantar mudanças sugeridas pelos especialistas, que podem variar desde soluções gerenciais internas a ações externas relativas ao acesso a novos mercados e adequação de produto. Durante todo o processo a empresa é acompanhada por um técnico, que ajudará a empresa a cumprir todo o processo até estar apta a desenvolver um plano de exportação.

Para participar do PEIEX, o primeiro passo é solicitar uma visita da equipe técnica do Núcleo Operacional mais próximo, veja aqui a lista dos Núcleos com os respectivos contatos. A partir da visita, os técnicos verificam se a empresa está pronta para participar do programa e, se for o caso, será disponibilizada uma ficha de inscrição.
 
SERVIÇO
LANÇAMENTO DO PEIEX EM ITAJAÍ
ENDEREÇO: UNIVALI – Campus Itajaí, Rua Uruguai, n° 458 
DATA: 24/8
HORÁRIO: a partir de 18h30