ABRAGAMES PROMOVE 2º CENSO PARA MAPEAR EMPRESAS DE JOGOS



ABRAGAMES PROMOVE 2º CENSO PARA MAPEAR EMPRESAS DE JOGOS

O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), em conjunto com a Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games), a Secretaria da Economia da Cultura do Ministério da Cultura, o Projeto Brazilian Game Developers — parceria da Abragames com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), — e o BIG Festival, anunciam a segunda versão do censo nacional para o mapeamento de empresas de games do Brasil. O prazo para responder ao questionário é até 14 de julho, e são apenas 21 perguntas. Basta acessar este link. O objetivo, segundo Eliana Russi, gerente executiva do Projeto BGD, é atualizar o panorama atual do setor, com a localização das empresas, o que desenvolvem e como comercializam seus produtos.

A pesquisa foi aberta no último dia 29, durante o BIG Festival. A expectativa é que a pesquisa seja feita, ao menos, a cada quatro anos. A partir dos resultados do censo, pretende-se guiar agentes públicos e privados na estruturação de políticas públicas que venham a fortalecer o setor produtivo de games no Brasil.

"Os resultados de estudos setoriais como este, assim como de outras pesquisas promovidas pela Secretaria de Economia da Cultura, têm por objetivo oferecer informações consistentes sobre a dimensão econômica dos setores, e a forma como atuam, constituindo importante ferramenta para os empreendedores para tomada de decisões, assim como para os agentes públicos na elaboração de políticas públicas mais assertivas", avalia a diretora do Departamento de Estratégia Produtiva da Secretaria de Economia da Cultura do Ministério da Cultura, Ana Letícia Fialho.

Os dados revelados pelo primeiro mapeamento das empresas de games do Brasil, em 2014, já estão defasados. O Brasil é um dos países onde a economia criativa mais se desenvolveu. Realizado pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, e publicado pelo BNDES, o estudo identificou, quatro anos atrás, 133 empresas que desenvolviam games no Brasil. Para se ter uma ideia, o BIG Festival 2017, maior festival de jogos independentes da América Latina e um dos 3 maiores do mundo, que terminou no último dia 2 de julho, registrou mais de 500 empresas brasileiras participantes.

Sobre o BIG Festival
O BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival), primeiro festival de mercado com foco na produção independente de games do Brasil e único na América Latina, visa fortalecer a produção independente de games no Brasil por meio da capacitação de profissionais, troca de experiências e se estabelece como hub de negócios na América Latina para desenvolvedores de jogos nacionais e internacionais. Ao todo, na soma de ambas as premiações, o BIG Festival recebeu inscrições de 768 jogos, de 54 países diferentes. A programação inclui atividades exclusivas para profissionais da área e outras abertas ao público, que incluem o BIG Business Forum, o fórum de negócios do festival.