Apex-Brasil inaugura escritório para a Região Sul



Apex-Brasil inaugura escritório para a Região Sul

Espaço na sede da FIERGS auxiliará empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina
e Paraná em processos de exportação e internacionalização

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) realizaram nesta terça-feira (24/9) a cerimônia de inauguração do escritório da Apex-Brasil para a Região Sul, localizado na sede da FIERGS, em Porto Alegre. O escritório atenderá às empresas gaúchas e também às de Santa Catarina e do Paraná.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia; do presidente da FIERGS; Gilberto Porcello Petry; do coordenador do Conselho de Comércio Exterior (Concex) da FIERGS, Cezar Müller; e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) do Estado, Ruy Irigaray.

“Não tenho dúvidas da relevância do passo que damos agora. A Região Sul é um modelo para o País na inserção internacional, mas há muito mais espaço a ocupar e a Apex-Brasil estará ao lado das empresas nesse processo”, disse Sergio Segovia, durante a sua apresentação.

O presidente da FIERGS ressaltou que a abertura do escritório demonstra a disposição do governo em consolidar a cultura exportadora no País. “Cada vez mais precisamos agregar valor aos produtos que vendemos no exterior. Cada vez mais necessitamos simplificar procedimentos visando engajar as empresas de menor porte na cadeia exportadora. E cada vez mais precisamos promover os produtos brasileiros no cenário mundial”, afirmou.

Segundo o secretário Irigaray, a parceria entre governo do Estado, FIERGS e Apex Brasil irá gerar “muitos frutos” para o Rio Grande do Sul. “É um dia de entrar para a história. Aqui estabelecemos um marco de alinhamento com o governo federal”, observou.

Para o coordenador do Concex, Cezar Müller, o comércio exterior é prioridade para a indústria e a parceria com a Apex-Brasil permitirá ajudar a ampliar a participação de pequenas e médias empresas em processos de internacionalização.

A Apex-Brasil tem hoje um escritório na região Sudeste, na sede da FIESP em São Paulo, um na região Nordeste, no Recife e agora um em Porto Alegre, além da sede, em Brasília. Além dos escritórios regionais, a Agência tem atualmente oito escritórios no exterior, localizados em Xangai, Pequim, Moscou, Dubai, Bruxelas, Miami, São Francisco e Bogotá.

ATENDIMENTO – O escritório da Apex-Brasil em Porto Alegre fica localizado no andar térreo da sede da FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787). Passará a funcionar a partir de 15 de outubro, atendendo ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min. Os primeiros agendamentos já podem ser realizados pelo email apexbrasil@apexbrasil.com.br.