APEX-BRASIL E CNI: MAIS AÇÕES DE EXPORTAÇÃO PARA PMES



APEX-BRASIL E CNI: MAIS AÇÕES DE EXPORTAÇÃO PARA PMES

Pequenas e médias empresas ganharam hoje mais um impulso para exportar. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), renovaram hoje (28/6) parceria para promover a inserção de empresas brasileiras no comércio internacional. Ao longo de dois anos, serão investidos R$ 14 milhões em missões prospectivas, comerciais, encontros de negócios no Brasil e no exterior, além de apoio ao investidor estrangeiro. A meta é atender ao menos 1,3 mil empresas, sobretudo de pequeno e médio portes, e que as ações resultem em R$ 300 milhões em negócios.

O público visado é composto majoritariamente por pequenas e médias empresas. A expectativa do convênio é fortalecer a atuação de mais de 300 empresas no exterior e contribuir para que cerca de 1 mil indústrias se internacionalizem. "A cooperação entre CNI e Apex-Brasil tem buscado ampliar a promoção de negócios, ampliar a base de empresas brasileiras exportadoras e fortalecer a imagem do Brasil como um player de relevância nos mercados internacionais", afirma o diretor de Desenvolvimento da CNI, Carlos Abijaodi.

Em 2017, estão previstas 27 ações – 15 no Brasil e 12 no exterior. A iniciativa prioriza o desenvolvimento de oito setores industriais: alimentos e bebidas, têxtil e calçados, máquinas e equipamentos, móveis e madeira, construção, químicos e farmoquímicos, além de tecnologias da informação e comunicação. “Essa parceria nos permite ampliar a capilaridade dos nossos serviços, alcançar mais empresas e ajuda-las a acessar os mercados internacionais em condições competitivas”, destaca a Diretora de Negócios da Apex-Brasil, Márcia Nejaim.

 

PARCERIA HISTÓRICA
As instituições mantêm parceria para apoiar a internacionalização desde 2008. Na última edição do convênio, entre 2015 e 2016, foram investidos R$ 10,5 milhões em ações junto a 1,6 mil empresas, sendo que 300 se tornaram exportadoras com o suporte da CNI e da Apex-Brasil e movimentaram R$ 1 bilhão em negócios no exterior.

 

SUCESSO
Desde 2008, mais de 6 mil empresas foram beneficiadas pela parceria entre a CNI e a Apex-Brasil. Entre elas, a Maryne, indústria paraense de alimentos que produz congelados como pão de queijo, pão francês, salgados, biscoito três queijos e Chipa Paraguaia. A empresa existe há 23 anos e foi fundada pela mãe do empresário Délcio Sá, Maryanne Mendes, que começou vendendo pão de queijo caseiro. O negócio cresceu e ela alugou um salão para aumentar a produção, contratou mais funcionários e depois fundou a indústria. Hoje, a fábrica vende para as regiões Norte e Nordeste e está em negociação para começar a vender para a região Centro-Oeste.

Em 2015, a empresa começou a desenvolver o plano de exportação com a Federação das Indústrias do Pará, amparada pelo convênio entre CNI e Apex-Brasil O empresário fez cursos e treinamentos. Aprendeu sobre merchandising, estudou sobre marca, embalagem, passo a passo para exportar, desenvolveu estudo de consumo sobre a aceitação do pão de queijo lá fora e etc. Recebeu todo apoio necessário para exportar. No começo de 2016 começou a vender para os Estados Unidos: Flórida, Califórnia e Massachusetts. A empresa está em negociação para vender também para o México, Paraguai e África ainda este ano. A Maryne alimentos fez parceria com indústrias de açaí e exporta no mesmo contêiner.