FILMBRAZIL TRANSFORMA TWEETS EM FILMES
A partir da repercussão da bem-sucedida comunicação em Cannes no ano passado, a FilmBrazil, plataforma de internacionalização da APRO em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, retoma o esforço coletivo de um grupo de diretores brasileiros para sua nova campanha #TweetScripts no Cannes Lions 2017.
Criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, a ação ativa o conceito #BeCreative, pilar da comunicação BeBrasil, impactando in loco o seu target, o público participante do encontro mundial da publicidade na Riviera Francesa.
Para a 1a fase da campanha #TweetScripts, a agência transformou em filmes criativos os tweets de grandes personalidades do mercado publicitário global, como Jeff Goodby, Joe Alexander e Colleen DeCourcy. Os roteiros foram desenvolvidos em parceria com os diretores. Como resultado, cinco filmes publicitários serão lançados nesta semana que antecede a estreia do Festival de Cannes, com veiculação no próprio Twitter e nos canais digitais da FilmBrazil.
O presidente do Conselho da APRO, Paulo Roberto Schmidt, destaca a feliz oportunidade encontrada pela campanha para difundir o talento da nossa produção audiovisual publicitária, ao unir sob um mesmo propósito nomes de peso da propaganda mundial, uma rede social de caráter inovador e diretores e produtoras do Brasil. "E isso tudo a partir de uma ideia simples, surgida a partir de um Tweet de até 140 caracteres", afirma.
Pedro Prado, diretor de criação da F/Nazca, ressalta que “é uma ideia simples, mas eficiente para mostrar o talento e a capacidade de produção nacional. Menos teoria e blá-blá-bla. E mais trabalho de fato. As produtoras entraram de cabeça no projeto (as de som e as de imagem) e os nossos diretores brilharam. Estamos muito felizes com o resultado”.
"O festival de Cannes é o grande momento anual de exposição de nossos trabalhos e profissionais e, com essa campanha, fazemos uma combinação pertinente e mais do que perfeita entre a ideia criativa e a excelência em produção. É o amadurecimento natural do mote #BeCreative", afirma Marianna Souza, Gerente Executiva da FilmBrazil.
Uma etapa seguinte da campanha será produzida no desenrolar do próprio Festival de Cannes, quando serão rodados novos filmes, com o objetivo de engajar o público ao longo da semana da competição.
Os filmes poderão ser vistos no link www.filmbrazil.com e nas redes sociais da FilmBrazil.
Confira abaixo os cinco tweets e suas respectivas produções:
Produtora de imagem: Academia de Filmes
Direção: Fazzio & Espeche
Produtora de som: Punch
Tweet: Rei Inamoto (Inamoto&Co) – “Half full or Half empty? It’s all in the perspective”. (Metade cheio ou metade vazio? Perspectiva é tudo).
Produtora de imagem: Bossa Nova
Direção: Alê Lucas & André Ignácio
Produtora de som: Comando S
Tweet: Jeff Goodby (Goodby Silverstein&Partners) – “When my elevator door opens and closes with no one there, I imagine a ghost getting on. Is this healthy?” (Quando a porta do meu elevador abre e fecha sem ninguém lá, eu imagino um fantasma entrando. Isto é saudável?)
Produtora de imagem: Delicatessen
Direção: Gustavo Leme
Produtora de som: Jamute
Tweet: Joe Alexander (The Martin Agency) – “At war with the obvious” (Em guerra contra o óbvio)
Produtora de imagem: Prodigo
Direção: Ale Paschoalini
Produtora de som: A Voz do Brasil
Tweet: PJ PEREIRA (Pereira O'Dell) – “#lovewins and that’s what matters.” (#oamorvence e isso é o que importa)
Produtora de imagem: Vetor Filmes
Direção: IÊ
Produtora de som: Satélite
Tweet: Colleen DeCourcy (W+K) – “I just drank water. I realize it’s the first time since last Wednesday. I’m sorry to myself” (Acabo de beber água. Me dei conta que é a primeira vez desde a última quarta-feira. Sinto muito por mim mesma)
FICHA TÉCNICA
AGÊNCIA: F/Nazca Saatchi & Saatchi
TÍTULO: #TweetScripts
CLIENTE: Apex-Brasil e APRO
PRODUTO: FilmBrazil
DIREÇÃO GERAL DE CRIAÇÃO: Fabio Fernandes
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Pedro Padro | Rodrigo Castellari
CRIAÇÃO: Murilo Melo | Rafael Freire
ATENDIMENTO: Saulo Sanchez | Rafael Cappelli | Gabriela Marques | Rafael Franceschini | Rafaela Assunção
MÍDIA: Maurício Almeida | Adriana Roza | Leonardo Sousa | Luiza Oliveira
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO INTEGRADA E DIGITAL: Juliana Hasegawa
GERENTE DE PROJETOS: Vivian Mo | Carolina Monti | Bia Andreucci
PRODUTORA: Academia de Filmes | Bossa Nova Films | Delicatessen | Prodigo Films | Vetor Filmes.
DIREÇÃO DE CENA: Fazzio & Espeche | Ale Lucas & André Ignácio | Gustavo Leme | Ale Paschoalini | IÊ
DIREÇÃO DE ARTE DE CENA: Thais Junqueira | Rafael Blas | Karla Salvani e Marilia Franco | Equipe Academia de filmes
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Francesco Civita| Renata Dumont | Alberto Lopes, Paula Moraes e Francisco Puech | Eduardo Tibiriça, Sandra Otho e Pedro Gomes | Marily Raphul
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: Gregory Bogossian e Nathalie Gautier | Tathiana Pires e Samira Smidi | Duda Marujo
ATENDIMENTO PRODUTORA: Chico Pedreira e Karina Vallesi | Roberta Reigado e Rafaela Muniz | Giovana Grigolin, Isabela Gava e Vandreia Ribeiro
DIRETOR DE FOTOGRAFIA: Andre Dip | Rhebling Jr. | Daniel Belinky | Antonio Brasiliano e Paulo Mancini
COORDENAÇÃO DE PÓS-PRODUÇÃO: Tutu Mesquita | André Serra | Clara Morelli | Chiquinho
MONTAGEM: Alexandre Boechat, AMC | Leandro Ferrari | Jeff Ferreira | Rafael Mesquiara | Diogo Meyer
FINALIZAÇÃO: Luan Luiz | Rafael Hernandez | Equipe Vetor Filmes | Equipe Bossa Nova | Equipe Academia de filmes
PRODUÇÃO DE SOM E TRILHA: A Voz do Brazil | Comando S | Jamute | Punch | Satélite
ATENDIMENTO PRODUTORA DE AUDIO: Lele Terpins | Elisa Vitale e Elis Pedroso | Renata Costa
MAESTRO: Arthur Decloedt e Gui Jesus | James Pinto e Thiago Lester | Paulinho Corcione |
AUDIO & SFX: Pedro Magrão Cortez | Equipe Comando S | Kito Siqueira e Roberto Coelho
LOCUTOR: Cristiano Pinheiro
APROVAÇÃO CLIENTE APEX-BRASIL: Carlos Villanova, Pricila Caied e Rita de Albuquerque
APROVAÇÃO CLIENTE APRO/FILMBRAZIL: Alex Mehedff, Francesco Civita, Leyla Fernandes, Ale Lucas, Marianna Souza e Paulo Roberto Schmidt
Sobre a FilmBrazil
Desenvolvida desde 2003 pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – APRO, a plataforma FilmBrazil conta, desde 2005, com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil. Seus principais objetivos são promover as produtoras e talentos brasileiros no exterior, fortalecendo a imagem do nosso país no mercado externo e proporcionar aos parceiros internacionais todo o suporte necessário para a produção de filmes publicitários no Brasil. Atualmente, conta com 54 associados, grupo formado por produtoras de imagem, som e finalizadoras.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil tem a missão de incentivar as exportações de produtos e serviços brasileiros, contribuindo para a internacionalização das empresas do País, reforçando a imagem nacional no exterior e aumentando a atração de investimentos estrangeiros.
Mais informações:
Edianez Parente – Gerência de Comunicação e Marketing APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais)
E-mail:
edianez@apro.org.br
comunicacao@apro.org.br
Fone: 11 3089-9605
11 98593-6887