Brasil lidera indicações ao International Emmy Awards 2019
País concorre ao prêmio em nove categorias e das seis produtoras indicadas, quatro integram o Brazilian Content, além de serem associadas BRAVI
O Brasil é o país com mais indicações ao International Emmy Awards 2019, premiação que reconhece as melhores produções para televisão criadas fora dos Estados Unidos. Das seis produtoras indicadas, todas associadas BRAVI, quatro integram o Brazilian Content, programa internacional da associação realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O Reino Unido vem logo atrás do Brasil, com seis indicações.
Liderando as indicações, a Conspiração Filmes concorre com as séries ‘Um Contra Todos’ para a Fox, na categoria Drama Series, ‘Sob Pressão’ para a Globo, com Marjorie Estiano indicada a Melhor Atriz; e ‘Magnífica 70’ para a HBO, como Programa em Horário Nobre Estrangeiro. Para Mariana Vianna, diretora executiva de entretenimento da Conspiração, as séries brasileiras estão cada vez mais consolidadas como conteúdos competitivos internacionalmente. “Já vencemos o Emmy com ‘A Mulher Invisível’ e, com os indicados de 2019, sobe para nove o número de indicações da produtora ao prêmio. Este reconhecimento para três séries em um único ano aponta que de alguma maneira nossas narrativas estão no caminho certo”, diz.
Veiculada na HBO, a obra “Ópera aberta – Os Pescadores de Pérolas”, da O2 Filmes, foi indicada na categoria Programa de Arte. Já “Hack The City” é a primeira obra da YOURMAMA a concorrer ao Emmy Internacional e destaca a força de conteúdos com propósitos verdadeiros nas competições. “É um projeto muito especial, porque deixou uma marca para a cidade, gerando um impacto real na vida das pessoas. Além disso, incentiva marcas como a Intel, que financiou a obra, a patrocinar e produzir conteúdos relevantes que façam a diferença”, conta Mayra Faour Auad, produtora executiva de “Hack The City”, que concorre na categoria Short-Form Series. A obra foi criada em conjunto com a Fox e foi exibida no canal National Geographic.
Raphael Logam, por sua vez,concorre na categoria de melhor ator por sua atuação em ‘Impuros’, da Barry Company para a Fox. Após ingressar no exército, Evandro do Dendê, um jovem da periferia carioca, perde o irmão mais novo, morto numa negociação do tráfico. A vingança desperta seu lado selvagem, e ele se torna líder de uma das maiores organizações criminosas do mundo. “É a primeira grande série de drama produzida pela Barry Company, e essa indicação reforça o posicionamento no mercado internacional. A série vem sendo vendida desde que foi lançada no MIPCOM 2018”, afirma René Sampaio, sócio da produtora.
Daquelas que não integram o Brazilian Content, ‘Especial de Natal’, do Porta dos Fundos, exibido pela Netflix,concorre na categoria Comédia. Na sátira, são reveladas as verdades e os desafios da última ceia, quando Jesus desapareceu e os apóstolos precisam encontrá-lo e assim desvendar o que aconteceu na noite anterior. “É sempre importante o reconhecimento do audiovisual brasileiro em um cenário internacional, especialmente nos dias de hoje. Esperamos fazer a nossa parte em dar essa projeção ao humor brasileiro e mostrar que ele pode ser universal”, afirma Tereza Gonzalez, CEO da produtora.
Primeiro trabalho da Couro de Rato a concorrer ao Emmy Internacional na categoria Melhor Documentário, ‘A Primeira Pedra’ é um dos únicos seis documentários brasileiros de toda história na competição do festival. “Esperamos que a obra, que trata sobre o fenômeno de linchamentos no Brasil, encontre um público maior com a repercussão do prêmio, já que discute o crescimento da intolerância no Brasil”, diz o diretor Vladimir Seixas. Para Ludmila Figueiredo, Coordenadora de Aquisições e Licenciamentos FRM/Futura, essa é uma confirmação de que a indústria do audiovisual nacional está no mesmo patamar de outras grandes empresas ao redor do mundo. “’A Primeira Pedra’ foi vencedora do 8º pitching de coprodução realizado anualmente pelo Futura, que na ocasião buscava projetos alinhados à temática direitos humanos. É a segunda vez que uma coprodução do canal é finalista do Emmy. Estamos muito orgulhosos pelo reconhecimento de um dos mais relevantes prêmios do audiovisual mundial.”, afirma Ludmila.
Foi indicada ainda “Se Eu Fechar Os Olhos Agora”, da Globo, como Melhor Minissérie ou Filme para TV. A cerimônia de premiação do International Emmy Awards acontece dia 25 de novembro em Nova York.
Sobre o Brazilian Content
O Brazilian Content é o programa internacional da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), criado em 2004 e realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o Brazilian Content viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e mídias digitais). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.
Sobre a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI)
A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 660 associados em 21 unidades da Federação, nas cinco regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação atua fortemente para o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro e representa o setor em diversos fóruns de debates públicos e privados. Com uma estrutura profissional e reconhecida representatividade nacional, a BRAVI também participa ativamente das regulamentações do mercado audiovisual, incentivando a produção e novos modelos de negócios, além de oferecer capacitação especializada ao produtor independente. Por meio de relevantes parcerias institucionais, apoia a participação do empresário brasileiro no mercado audiovisual internacional.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras
internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.