Feira Internacional do Livro de Sharjah: grupo brasileiro participa de conferência pré-evento
No dia 30 de outubro, começa a Feira Internacional do Livro de Sharjah e um grupo de sete representantes de editoras brasileiras já está no Emirado Árabe para a 9ª edição da SIBF Publishers Conference, que acontece entre os dias 27 e 29 de outubro.
A delegação selecionada por meio de uma fellowship participa da conferência com objetivo de prospectar a venda de direitos autorais de escritores brasileiros para o mercado árabe. Fernanda Dantas, Gerente de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro e gerente executiva do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – acompanha o grupo composto por Isabel Coelho (FTD Educação), Fernanda Dias (Companhia das Letras), Kin Guerra (Solisluna), Laura Di Pietro (Tabla), Juliana Mello (agente literária) e Ivana Jinkings (Boitempo).
As expectativas são que 540 profissionais visitem o encontro pré-evento para discutir temas relacionados ao mercado editorial e participem de uma programação extensa com rodadas de negócios e jantares de networking.
“Sempre incentivamos as editoras para se inscreverem em programas de fellowship. A Feira Internacional do Livro de Sharjah é uma excelente oportunidade para dar seguimento ao relacionamento com o mercado editorial do mundo árabe iniciado durante a última Jornada Profissional da Bienal Internacional do Livro, que recebeu o Emirado como país convidado”, explica Fernanda.
A feira do Livro
Hoje, a Feira Internacional do Livro de Sharjah é um dos maiores hubs de negócios do mercado editorial do mundo e o maior evento do setor entre os países árabes. Essa é a primeira edição depois do reconhecimento da Unesco do Emirado como a Capital Mundial do Livro.
O evento vai até o dia nove de novembro e promete reunir 1874 expositores, promover mais de 1800 atividades e receber cerca de 2,4 milhões de visitantes de 77 países.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.