Missão no Web Summit prepara startups para expansão internacional
Comitiva de 21 empresas brasileiras com alta base tecnológica participará de uma série de ações organizadas pela Apex-Brasil em Lisboa na semana em que ocorre um dos maiores eventos de inovação do mundo
Vinte e uma startups brasileiras que têm a tecnologia em seu DNA participarão, entre os dias 4 e 8 de novembro, de uma Missão de Internacionalização durante o Web Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo e que ocorre em Lisboa (Portugal). A comitiva capitaneada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) reunirá empresas de diversos setores, com destaque para tecnologia relacionada à educação (edtech), petróleo e gás, biotecnologia, tecnologia da informação, big data, soluções corporativas, tecnologia relacionada a finanças (fintech) e tecnologia voltada à saúde (healthtech).
O Web Summit é um evento voltado a profissionais das indústrias tecnológicas, startups e empreendedores. Construção e reforço da rede de contatos (networking), inovação e negócios são as palavras-chaves do evento, que em 2018 teve 1.200 conferências e reuniu aproximadamente 1.500 startups e 1.300 investidores, além de 70 mil pessoas de mais de 160 países.
Todas as startups brasileiras que integram a Missão têm base tecnológica, soluções escaláveis e potencial de abertura de operação em Portugal ou na Europa. “A participação na Missão é muito importante porque o Web Summit vai muito além de Portugal. É um epicentro de inovação que atrai gente do mundo inteiro para conhecer serviços, estabelecer conexões e fechar negócios”, explica Paula Gomes, Coordenadora de Internacionalização da Apex-Brasil.
Pelo segundo ano consecutivo, a Apex-Brasil promove uma Missão de Internacionalização ao Web Summit. Em 2019, a iniciativa visa qualificar as empresas no processo de internacionalização e apoiar a elaboração de um plano de expansão bem estruturado de suas operações em mercados internacionais. A ideia é que a participação no evento auxilie as empresas a validarem seus modelos de negócio no mercado internacional. A ação também consolida a posição da Agência como principal parceira das startups brasileiras em processo internacionalização e dá musculatura à iniciativa de realizar negócios em Portugal e em toda a Europa.
Programação
A agenda da Missão começa no dia 4/11, com a participação em seminário com o tema “Como fazer negócios com Portugal”, que abordará aspectos macroeconômicos, de investimentos, culturais e de inovação no país europeu. Na ocasião, a delegação brasileira se juntará a outros 150 empresários e executivos brasileiros. No mesmo dia, à tarde, os participantes acompanham a abertura do Web Summit, com algumas apresentações relevantes sobre o tema da inovação.
Nos dias 5, 6 e 7/11, ao longo da programação do Web Summit, as startups brasileiras estarão alocadas em espaços destinados aos seus setores de atuação, onde poderão expor seus produtos e serviços e ter contato com compradores e investidores estrangeiros. Cada empresa terá direito a utilizar este espaço em um dos três dias. Nos dias em que não estiverem expondo, os executivos brasileiros poderão participar de treinamentos oferecidos pela Samsung Next para empresas em processo de internacionalização, visitar outros expositores e buscar contatos relevantes para seus negócios por meio de ações de networking com potenciais parceiros e investidores.
Na quarta-feira, dia 6/11, a Apex-Brasil organiza a participação da comitiva brasileira em uma ação de relacionamento com sua contraparte francesa, a Business France. O evento ocorre dentro do Web Summit e reunirá investidores e startups franceses, portugueses e brasileiros.
O último dia de programação da Missão ocorrerá nas instalações do espaço de co-working LACS, na cidade de Cascais, onde as empresas brasileiras participarão do Dia de Inovação Brasil + Portugal. Na ocasião, 10 startups farão apresentações vendedoras de quatro minutos de seus modelos de negócios para investidores estrangeiros – os famosos pitches. A banca julgadora terá representantes da Bynd Venture Capital, da Core Angels Atlantic, da Portugal Ventures, da Novabase e da Samsung Next.
Também estão entre os participantes confirmados no evento executivos do BBVA e do Santander. Esta ação será realizada em parceria com a Embaixada Brasileira em Lisboa e a Câmara de Comércio de Comércio e Indústria Luso-Brasileira.
Ainda no dia 8, as startups assistirão a uma apresentação da empresa brasileira Size Bay, que esteve em Missão com a Apex-Brasil a Portugal no ano passado e recebeu investimentos. O objetivo é compartilhar experiências, melhores práticas e desafios enfrentados no processo de internacionalização.
As 21 empresas que integram a delegação brasileira na Missão de Internacionalização ao Web Summit foram selecionadas entre um total de 49 inscritas. O processo de escolha foi baseado em critérios de inovação da solução, tração e investimento, atuação internacional e relacionamento com a Apex-Brasil. Confira as participantes: 7 Waves do Brasil, TotalCross, Juridoc, Predify, Só Arquivos, SlicingDice, Safeticket, Liuv, Atos6, Cori Saude, Espaço Autoridade Fitness, Fotop, mapiFace, Sentimonitor, Biosolvit, Shawee, Engage, Fastdezine, Kiskadi, Rocket.Chat e CoBlue.
Portugal
Estudo do Euromonitor Startup Monitor 2018 indicou que Lisboa está entre os cinco maiores epicentros para startups na Europa (ao lado de Londres, Paris, Berlim e Copenhague). Empresas de diversos países se concentram em Portugal por conta da mão-de-obra especializada, oportunidade de negócios, economia em recuperação e ambiente favorável a startups, segundo a FDI Magazine (abril e maio de 2019).
Portugal conta com a Rede Nacional de Incubadoras e Aceleradores, que reúne mais de 120 incubadoras, aceleradoras, laboratórios de fabricação e espaços de coworking. Fundos de Business Angels e Venture Capital têm investido bastante no País. Em 2016, o fundo 200M foi criado para aportar 500 mil euros em startups dos setores de ciências da vida, biotecnologia, turismo e indústria 4.0.
Dando suporte a todo esse ecossistema, há em Portugal cerca de 360 mil estudantes e 94 mil recém graduados entrando no mercado de trabalho. A porta de entrada para a Europa por meio de um país com o mesmo idioma que o falado no Brasil facilita a chegada ao mercado de empresas brasileiras.
Mais informações:
Apex-Brasil – Assessoria de Imprensa
61-2027-0775
imprensa@apexbrasil.com.br
www.apexbrasil.com.br