Brasil quer fortalecer posicionamento de sua indústria de alimentos em evento na China



Brasil quer fortalecer posicionamento de sua indústria de alimentos em evento na China

Segunda edição da China International Import Expo (CIIE) terá estande institucional do Brasil focado no público visitante, que vai aprender a usar produtos brasileiros em aulas exclusivas

O Brasil está preparando o que tem de melhor e mais abundante em sua indústria de alimentos e bebidas para conquistar o paladar do público chinês. O país, que foi homenageado na edição de 2018 da China International Import Expo, retorna à China em novembro para “treinar o paladar” da população local para as iguarias brasileiras. O Brasil terá um estande nacional no evento, que além de mostrar a potencialidade do setor agrícola para a atração de investimentos estrangeiros, vai levar produtos como pão de queijo, mel, espumantes, açaí e outros para degustações e aulas exclusivas.

Sob responsabilidade da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o estande brasileiro tem espaço para divulgar as opções nacionais de atração de investimentos estrangeiros e local especial para receber 30 pessoas a cada aula-degustação. A exposição dos produtos ficará a cargo dos próprios empresários ou de representantes das empresas brasileiras em território chinês. Entre os produtos selecionados estão aqueles que mais têm aderência e abertura no mercado chinês e que o Brasil tem condição de oferecer em grande escala, dado o imenso público consumidor do país asiático.

O Brasil participa da CIIE neste ano para fortalecer sua imagem como parceiro comercial. O país aposta na articulação institucional para obter sucesso nesta edição do evento, notadamente nos produtos oriundos do agronegócio. Neste ano, a atenção especial vai para o alimento pronto para o consumo, tirando um pouco o foco da produção agrícola e priorizando a imagem de produtos que têm lugar à mesa. Por isso, o estande brasileiro vai sediar ações que possibilitem trabalhar os sentidos da visão, com imagens; e paladar, com as degustações; além de oferecer palestras que acontecerão durante todo o período da feira.

Todos os dias haverá apresentações sobre produtos típicos do Brasil presentes no evento, reforçando sua origem, qualidade e sustentabilidade. “A China é o principal parceiro comercial do Brasil e a presença do país na CIIE 2019 fortalece esse vínculo e a imagem do Brasil como parceiro internacional chinês. Além disso, o estande Brasileiro apresentará oportunidades novos negócios no país, mirando o público de importadores e investidores chineses que circularão pelo evento”, detalha o gerente de Agronegócios da Apex-Brasil, Igor Brandão.

Além de principal parceira comercial do Brasil, a China é uma das economias que mais crescem no mundo: entre 2003 e 2011 chegou a alcançar a taxa média anual de cerca de 10%. Contudo, ultimamente, o país apresenta tendência de diminuição do ritmo de crescimento, que deve permanecer nos próximos dois anos. “Apostamos em conteúdo para que os chineses conheçam melhor o que o Brasil tem a oferecer e se aproximem dos nossos produtos. Já temos presença em diversos eventos no país e estar na CIIE reafirma a importância do mercado chinês para o Brasil”, reforça Brandão.

Empresas no Pavilhão Nacional

  • Goola Açaí: Empresa paraense produtora e exportadora de açaí. Dentre seus principais produtos estão a polpa e sobert de açaí, ambos com certificação de orgânicos no Brasil, EUA e UE. Seus produtos são 100% naturais, Zero Glúten, Gorduras e Lactose, Sem Conservantes e Corantes, Rico em Antioxidantes, Vitaminas e Ômegas 6 e 9, Fonte de Fibras.
  • Ningbo Kasy: Trading chinesa e representante algumas marcas de bebidas brasileiras. Durante a feira fará palestras de bebidas produzidas no Rio Grande do Sul como Cachaça (Água de Arcanjo), Vinhos e Espumantes (Peterlongo).
  • Minasul: A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha  Ltda – Minasul trabalha em todos os níveis da cadeia produtiva e comercial do café. Possui um escritório na Ásia, a Minasul Asia está presente em Wuxi, China, e Taipei, Taiwan. Apresentará café em grãos torrados, tendo sendo indicado pela BSCA.
  • ChinaInvest: Trading gaúcha que possui um escritório na cidade chinesa de Shenzhen. Promoverá o mel da empresa gaúcha SP Prospekt, marca Moon Mel.
  • Triunfo do Brasil: Empresa paranaense produtora e exportadora de Erva-Mate, com certificação de orgânicos no Brasil, EUA, UE e Japão. Promove produtos a granel, envasados e extratos.
  • Maricota: Empresa minera produtora e exportadora de pães de queijo, com uma diversificada linha de produtos congelados.
  • Sabor das Índias: Empresa de Campinas (SP) especializada em pimentas gourmet, além de molhos, patês, conservas e geleias de frutas típicas do Brasil, sem a utilização de conservantes.

Outras empresas brasileiras participantes (nomes e localizações)

Carnes

– Marfrig – Hall 8.1 A1-01

– JBS – Hall 8.1 A3 – 08

– Minerva – Hall 8.1 – A01 – 01

Frango, Suínos e Ovos

– ABPA – Espaço Brazilian Chicken – Hall 8.1 – C1-08

Alimentos processados – Hall 8.1

Cory (doces),

Fugo Food (barras de cereal),

Novo Mel,

Sabor das Índias (molhos de pimentas)

Skyline (café).

Programação das Degustações

  Nov 5 Tuesday Nov 6 Wednesday Nov 7 Thursday Nov 8 Friday Nov 9 Saturday Nov 10 Sunday
10:00 AM– 10:45 AM Inauguration of the Brazilian Pavilion* Goola Açaí Sabor das Índias (Spices) ChinaInvest (Honey Minasul (Coffee) Maricota (Cheese Bread)
11:00 AM – 11:45 AM Ningbo Kasy (Cachaça) Ningbo Kasy (Wine and Sparkling Wine) Triunfo do Brasil (Mate) ChinaInvest (Honey) Sabor das Índias (Spices)
12:00 PM – 12:45 PM Minasul (Coffee) Goola Açaí Maricota (Cheese Bread) Triunfo do Brasil (Mate) Ningbo Kasy (Wine and Sparkling Wine)
1:00 PM – 1:45 PM ChinaInvest (Honey) Ningbo Kasy (Cachaça) Sabor das Índias (Spices) Maricota (Cheese Bread) Goola Açaí
2:00 PM – 2:45 PM Triunfo do Brasil (Mate) Minasul (Coffee) Ningbo Kasy (Wine and Sparkling Wine) Sabor das Índias (Spices) Ningbo Kasy (Cachaça)
3:00 PM – 3:45 PM Maricota (Cheese Bread) ChinaInvest (Honey) Goola Açaí Ningbo Kasy (Wine and Sparkling Wine) Minasul (Coffee)
4:00 PM – 4:45 PM Sabor das Índias (Spices) Triunfo do Brasil (Mate) Ningbo Kasy (Cachaça) Goola Açaí ChinaInvest (Honey)
5:00 PM – 5:45 PM Ningbo Kasy (Wine and Sparkling Wine) Maricota (Cheese Bread) Minasul (Coffee) Ningbo Kasy (Cachaça) Triunfo do Brasil (Mate)

SERVIÇO

CIIE 2019

Data: 05 a 10 de novembro

Local: National Exhibition and Convention Center, Xangai

Pavilhão Institucional: 5.2 código C3

Mais informações

(61) 2027.0775

imprensa@apexbrasil.com.br