PDI Pet avalia empresas para aumentar mercado dentro e fora do Brasil
Iniciativa é do Instituto Pet Brasil em parceria com a Apex-Brasil. Programa funciona de maneira 100% à distância. Participantes têm acesso a painéis de mercado e orientações baseadas no nível de cada empresa.
São Paulo, outubro de 2019 – A nova plataforma do PDI Pet – Programa de Desenvolvimento e Inovação das Empresas do Setor Pet já está funcionando. O programa foi desenvolvido para aumentar a competitividade das empresas brasileiras tanto no mercado interno quanto nas exportações, e é uma parceria do Instituto Pet Brasil com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
As empresas membros do Instituto Pet Brasil participam de maneira 100% remota, em uma plataforma segura e confiável. “Os participantes têm acesso aos painéis de mercado e demais conteúdos a qualquer hora, sem prazo de validade. Além disso, o investimento é feito apenas para atender exigências do programa, que variam de acordo com o nível de maturidade da companhia”, comenta a diretora-executiva do Instituto Pet Brasil, Martina Campos. Todo tipo de negócio da cadeia pet pode participar, seja ele um pet shop, indústria, distribuidor, clínica ou hospital veterinário, hotel, creche, criador ou aquicultor.
O PDI Pet foi estruturado em três pilares: capacitação, reciclagem e melhoria contínua das companhias. Cada pilar está dividido em quatro áreas de especialização: inteligência de mercado, marketing, e promoção de negócios e imagem.
“Dessa forma, é possível participar de painéis regulares e obter acesso a dados de mercado e monitoramento de desempenho. Os participantes também potencializam seus negócios por meio de ações de comunicação e promoções setoriais direcionadas ao seu público-alvo”. O Instituto Pet Brasil também organiza encontros e divulga as companhias por meio de ferramentas como o portal da entidade, eventos e outras ações.
As empresas interessadas podem obter mais informações e efetuar cadastro em pdipet.com.br
Mercado
O mercado pet nacional movimentou R$ 34,4 bilhões em 2018, alta de 4,6% frente a 2017, quando o faturamento final foi de R$ 32,9 bilhões. Os dados foram divulgados pelo Instituto Pet Brasil (IPB). O balanço é positivo, já que a participação do setor representa 0,36% do PIB, fatia grande o suficiente para superar os segmentos de utilidades domésticas e de automação industrial. Este ano, o mercado pet nacional deverá ter um faturamento de R$ 36,2 bilhões, segundo as projeções, uma alta de 5,4% sobre 2018.
Com os resultados mais recentes, o Brasil figura como segundo principal mercado pet do planeta, com participação de 5,2%, enquanto Reino Unido e a Alemanha o acompanham de perto, com participação de 4,9% cada. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com 40% do faturamento de varejo do setor, em escala global.
Em 2018, o segmento de Pet Food teve participação de 46,4% no faturamento, seguido por vendas de animais (12,8%), produtos veterinários (11,1%), serviços gerais (10,2%), serviços veterinários (9,7%), Pet Care (higiene, beleza, equipamentos e utilidades), com 6,4%, e comércio eletrônico (3,5%).
Sobre o Instituto Pet Brasil
O Instituto Pet Brasil (IPB) nasceu em 2013 para estimular o desenvolvimento do setor Pet, composto pelos pilares criação, produtos e serviços para animais de estimação. A entidade lidera projetos de fomento ao conhecimento, ao empreendedorismo e à inovação, com o objetivo de profissionalizar toda a cadeia Pet. Nosso objetivo é construir um setor mais profissionalizado, e fortalecer a relação entre seres humanos e animais de estimação, que comprovadamente é benéfica para a saúde e o bem-estar de ambos.
O IPB disponibiliza informações relevantes para o setor, bem como promove a capacitação das empresas brasileiras, gerando mais competitividade e, com isso, serviços cada vez melhores para os nossos melhores amigos.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Mais informações:
imprensa@institutopetbrasil.com
(11) 3030-9404/9436