Brasileira Cindy Stockler vira membro da Associação Nacional dos Autores Gregos



Brasileira Cindy Stockler vira membro da Associação Nacional dos Autores Gregos

A autora brasileira Cindy Stockler é nomeada como membro honorário da Associação Nacional dos Autores Gregos. O convite foi feito graças ao impacto de seu livro “Callíope, a Escrava de Atenas”, lançado, em 21 de outubro, na língua grega pela editora Okeanos Ekdossis. A obra teve grande aceitação e receptividade por críticos literários e jornalistas na Grécia e a escritora já tem eventos marcados em Atenas para março de 2020.

No Brasil, Callíope teve sua primeira edição publicada em 2004 e uma segunda lançada em 2017, ambas pela editora Letras do Pensamento, uma das empresas integrantes do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Foi por meio da Feira Internacional do Livro de Frankfurt de 2017 que a obra chamou a atenção internacionalmente, quando a editora grega Okeanos Ekdossis se interessou pelo romance.  “Quando o livro foi publicado no Brasil, pensei comigo que dificilmente um editor grego se interessaria em publicá-lo, pois diriam revirando os olhos: lá vem mais um autor estrangeiro escrevendo sobre a antiguidade grega”, brinca Cindy. Mas para a surpresa da escritora, a história de Callíope tomou um rumo diferente. 

A partir do encontro em Frankfurt, os contatos entre Cindy e a editora estrangeira foram evoluindo e, dois anos depois, o livro levou o nome da autora até a Grécia. Ainda fresco nas prateleiras, Callíope já havia sido lido previamente por alguns críticos literários de grandes jornais e sites culturais gregos. Chamou a atenção o romance ser ambientado na Grécia Antiga, durante o século chamado “Século de Ouro”.

O processo de criação

Cindy conta que encontrou a data exata de quando gostaria que a história se passasse somente depois de mergulhar no mundo de livros, enciclopédias, mapas, sites, tudo que estivesse a seu alcance sobre a história grega. “Meu escritório ficou uma bagunça, pois tudo isso ficava ali sobre as mesas e cadeiras, e até no chão, abertos nas páginas que eu precisava pesquisar a toda hora. Pesquisei, nos autores antigos clássicos, sobre os modos das pessoas, suas casas, seu jeito de falar e de viver, e aí chegou o momento em que dei início à ficção”, ela relata.

A obra viaja no tempo para 2.500 anos atrás para contar a história de Callíope, uma jovem vendida como escrava na época da Guerra do Peloponeso (431 a 404 a.C.), também conhecida como a Guerra Mundial da Antiga Grécia. A pesquisa de Cindy foi tão intensa e instigante, que a editora Letras do Pensamento decidiu inseri-la inteira no livro, na forma de um apêndice numerado, para os leitores que são atraídos pelos detalhes históricos.

“Assim, o romance fictício leva o leitor pelas ruas de Atenas de 2500 anos atrás, com os revezes na vida da jovem Calliope, que se torna mulher e tem tantos desafios a enfrentar. O leitor mais interessado nos fatos históricos, que são mencionados conforme acontecem, pode, no apêndice, se inteirar um pouco mais” finaliza a escritora.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.