Apex-Brasil organiza diálogo global sobre comércio e agricultura sustentável em Bruxelas



Apex-Brasil organiza diálogo global sobre comércio e agricultura sustentável em Bruxelas

Especialistas em políticas e indústrias da UE e do Brasil, incluindo Marcos Galvão, Embaixador da Missão do Brasil na UE, e John Clarke, Diretor de Relações Internacionais na Comissão Europeia, reúnem-se na capital da UE para discutir o papel do comércio na construção de práticas globais de agricultura sustentável

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), juntamente com a Missão do Brasil junto à UE e parceiros-chave, organiza em Bruxelas o seu diálogo anual sobre alimentação e agricultura sustentáveis, reunindo especialistas da UE e do Brasil em torno do tema “Como construir uma agricultura mais resiliente e sustentável através do comércio internacional”.

O seminário será realizado no dia 3 de dezembro, no Hotel Sofitel Le Louise, a partir das 13h30. O evento ocorre no início de um novo mandato da Comissão Europeia e terá um importante enfoque na sustentabilidade. Serão discutidos os desafios e as oportunidades em torno do aumento da demanda mundial de alimentos e da necessidade de produzir de forma mais sustentável, bem como o papel fundamental que o comércio desempenha na obtenção desse equilíbrio.

O evento terá a participação de Marcos Galvão, Embaixador do Brasil junto à UE, Marcelo Vieira, Presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), e Thierry de l’Escaille, Secretário-Geral da Organização Europeia de Proprietários de Terra (PELO).  Os discursos principais serão proferidos por John Clarke, Diretor de Relações Internacionais da DG-AGRI, Comissão Europeia, e Mario Jales, Economista de Comércio, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da UNCTAD.

Dois painéis de debates com especialistas da indústria e de políticas públicas analisarão a promoção de práticas de produção sustentável em cadeias de valor globais e tendências conflitantes entre a compra ‘local’ e a compra ‘global’. Entre os dois debates haverá uma apresentação de estudo de caso da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre sistemas agrícolas integrados e o futuro do agronegócio brasileiro sustentável. 

“O Brasil e a UE são parceiros privilegiados no cenário mundial em matéria de livre comércio. Integrados às cadeias globais de valor, somos também importantes economias agrícolas e partilhamos o compromisso de enfrentar desafios comuns e de promover práticas agrícolas sustentáveis a nível mundial. A Apex-Brasil se sente honrada em poder proporcionar essa plataforma para um debate tão importante”, afirma Sergio Segóvia, presidente da Apex-Brasil.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimento estrangeiro para setores estratégicos da economia brasileira. A Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial e trabalha com atores públicos e privados para desenvolver a competitividade das empresas brasileiras e do país em geral. Juntamente com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Confederação Brasileira de Agricultura e Pecuária (CNA), Sociedade Rural Brasileira (SRB) e União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), a Apex-Brasil trabalha para conscientizar e incentivar práticas agrícolas sustentáveis no Brasil e promover o agronegócio brasileiro em mercados internacionais estratégicos. 

Mais informações para a imprensa:

(61) 3426-0775 imprensa@apexbrasil.com.br

www.apexbrasil.com.br