Nannacay é destaque em site de referência internacional em moda sustentável



Nannacay é destaque em site de referência internacional em moda sustentável

O compromisso ético social e ambiental sempre esteve presente no DNA da marca brasileira Nannacay desde sua criação. A marca é participante do Fashion Label Brasil – Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, criado pela ABEST em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), cujo objetivo é apoiar e incentivar empresas com alto maturidade exportadora por meio da participação em feiras ou showrooms em mercados-alvo dos programas.

Muito mais do que uma marca, a Nannacay é um projeto de moda social que trabalha com artesãos sul-americanos e apoia o empreendedorismo, a preservação das culturas e a melhoria das comunidades através do comércio justo. “Nossa missão é ajudar pessoas a desenvolver potenciais criativos, servindo de ponte entre povos que precisam de ajuda e pessoas que queiram ajudar”, explica Marcia Kemp, nome à frente da Nannacay. 

Em março desse ano, Nannacay recebeu a credencial Eco-Age Brandmark, estabelecido por Livia Firth, co-fundadora da Eco-Age e fundadora do Green Carpet Challenge (GCC). Essa foi a primeira vez que uma marca brasileira recebe esse certificado. 

Nesse mês, a marca carioca voltou a ser destaque no site internacional com a publicação de uma entrevista sobre a importância da criatividade e do artesanato como ferramentas para construir uma comunidade, ajudando as mulheres a terem uma vida melhor. 

Marcia Kemp contou toda a história de sua marca desde a fundação em 2014, reforçando a importância em deixar uma herança para a humanidade, o objetivo é construir um legado. “Atualmente, a Nannacay trabalha com regiões remotas no Brasil, Peru e Equador. São grupos marginalizados, pessoas que vivem com muito pouco, e o que estamos fazendo por eles é proporcionar a possibilidade de uma vida melhor”, contou a empresária para o site de Livia Firth.

Além do trabalho socioambiental, Kemp explica porque o design de suas peças é tão marcante. “Eu trabalho muito de perto das artesãs e pergunto a elas sobre suas vidas; pequenas coisas inspiram as bolsas, como as galinhas em seus jardins. Eu acho que essas coisas simples realmente fazem a maior diferença. Às vezes pensamos que estamos lá para ajudar as artesãs, mas na verdade elas nos ensinam muito mais”, revela.

O processo de criação e desenvolvimento das peças dura em média 12 horas, sempre implementando inovação, upcycling, reciclagem e pesquisa de novas fibras. “A tradição e a herança da Nannacay nos dão uma vantagem sobre os concorrentes, porque ninguém mais tem a nossa história. O selo Eco-Age Brandmark mostra que o que fazemos é legítimo, e agora temos a plataforma para contar a nossa história para o mundo”, finaliza Marcia Kemp.

Sobre o Fashion Label Brasil

O Fashion Label Brasil, Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, foi criado em 2003 pela ABEST em parceria com a Apex-Brasil, cuja proposta é posicionar a imagem da moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas, além de ações especiais, para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.

Sobre a ABEST

Criada em 2003, a Associação Brasileira de Estilistas tem como objetivo fortalecer e promover o design e a moda brasileira. A sua principal proposta é auxiliar o desenvolvimento de marcas brasileiras de alcance internacional e garantir a autenticidade e criatividade de cada uma delas, além de divulgar o estilo de vida do Brasil, contribuindo assim para o crescimento de todos os segmentos vinculados à moda. Atualmente a ABEST, que não tem fins lucrativos, conta com 122 marcas de todo o Brasil que exportam produtos para 57 países. Além disso, executa constantemente ações estratégicas para ampliar a penetração em novos mercados do mundo e estreitar relações com os já conquistados.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.