NOVO CICLO DE ATUAÇÃO DO PROGRAMA BRAZIL MACHINERY SOLUTIONS



NOVO CICLO DE ATUAÇÃO DO PROGRAMA BRAZIL MACHINERY SOLUTIONS

 

O cronograma do Programa Brazil Machinery Solutions – parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) – já começa a ser preparado para um novo ciclo, que compreende ações de promoção comercial para o período 2017-2019. Por essa razão, o momento é de redefinição de mercados-alvo para o novo período, em um processo para a qual as empresas-membro do Programa foram convidadas a contribuir. Hoje, o Programa atua em determinados países prioritários, que formam um bloco de 15 mercados-alvo do Projeto: África do Sul, Angola, Argentina, Chile, Colômbia, EUA, Gana, Índia, Peru, Quênia, México, Moçambique, Rússia, Venezuela e a região da América Central.

 

Este trabalho de redefinição de países prioritários para ações como feiras, missões e rodadas internacionais de negócios teve início no dia 28 de novembro, em um encontro realizado na sede da Associação, que reuniu representantes de empresas fabricantes de máquinas e equipamentos para os setores agropecuário, têxtil, mineração e plástico. Outros setores serão convidados para novas reuniões com o mesmo objetivo, que deverão acontecer nos primeiros meses de 2017. Serão eles os de equipamentos de ginástica, máquinas para a indústria da madeira, máquinas-ferramenta, sistemas industriais, equipamentos de saneamento, máquinas para o setor alimentício, grupo de motores elétricos, equipamentos para projetos industriais e máquinas de aplicação geral.

 

De acordo com a responsável pela Divisão de Mercado Externo da ABIMAQ e gerente do Programa BMS, Patrícia Gomes, foi realizado um intenso trabalho prévio, por meio do qual o Programa encaminhou para a Apex-Brasil dados de 60 países compradores. “Após ser avaliado, esse material serviu de base para uma pesquisa qualitativa realizada com as fabricantes de máquinas e equipamentos de setores destacados pelo BMS”, explica ela. “A partir daí, a Apex-Brasil elaborou um relatório, com notas atribuídas a cada mercado, levando em conta uma cesta de indicadores econômicos e o resultado consolidado da pesquisa qualitativa realizada anteriormente. Com isso, as empresas foram munidas de informações consistentes que, aliadas aos seus interesses de exportação, permitiu que o debate refletisse um cenário favorável para o próximo ciclo”, completa a executiva.

 

Além dos representantes das empresas, da equipe da Divisão de Mercado Externo da ABIMAQ e do Programa BMS, estavam presentes à reunião o gestor do Programa BMS junto à Apex-Brasil, Anderson Dib, acompanhado dos analistas de Relações Internacionais da Agência, Adriano Azevedo e Luiz Rocha, que abordaram a metodologia do relatório apresentado pela Agência. De acordo com Dib, a Apex-Brasil considera que este trabalho de priorização de mercados-alvo é fundamental para os Projetos Setoriais que apoia. “Ao avaliar um conjunto amplo de variáveis, é possível identificar os países que apresentem as melhores oportunidades de exportação para o setor produtivo brasileiro. Neste sentido, são verificados se os mercados-alvo indicados no projeto anterior ainda continuam válidos ou se existem outros destinos que oferecem melhores oportunidades para exportação dos produtos brasileiros”, explica.

 

De acordo com José Emílio de Castro Filho, gerente Regional América Latina da Máquinas Agrícolas Jacto, esse processo é muito importante porque abre espaço para discussão e para que todos tenham uma ideia conjunta desses mercados-alvo. "Isso nos permite trabalhar no interesse coletivo, porque vamos buscar aqui um consenso para definir os mercados de interesse da maioria", ressalta ele. Opinião essa compartilhada com Adriano Bossini, gerente regional de Exportações da Baldan, que aproveitou a reunião para destacar a Nigéria como um mercado importante para o setor agrícola: “É um destino interessante onde a agricultura é fundamental para atender à demanda da população local”. Para Valdir Schick, diretor da Schick Bin, que atua no setor têxtil também considerou o processo bastante positivo, “essa avaliação e redefinição foi bastante interessante, uma vez que tivemos condições de fazer uma triagem mais próxima dos interesses do setor para o próximo período”.

 

Anna Green, que representava a empresa Piovan, contou que era a primeira vez que participava de uma reunião com este objetivo. “Considero bastante positivo, pois o Programa BMS tem sido muito importante para a internacionalização da Piovan e esta discussão hoje só nos acrescenta”, disse ela. “Além disso, é importante essa troca de experiências entre empresas exportadoras do mesmo setor e essa reunião propicia esse intercâmbio”, completou Rogério Riccardi, também da Piovan. Do setor de Mineração, Sérgio Bonassa, da empresa PTI, disse considerar fundamental discutir novos mercados neste momento para a sua empresa. “Até 2014, não buscávamos o mercado internacional. Agora estamos aqui, já participamos de diversas feiras junto com o Programa BMS. Esta reunião permitirá que as decisões para o novo período levem em conta os nossos interesses também”.

 

Sobre a Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

Sobre a ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1975, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias politicas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br

 

Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions – Fruto da parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico. O BMS possui atualmente 300 membros, entre indústrias dos mais diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Para mais informações, acesse: www.brazilmachinery.com

 

Imprensa e Comunicação do Programa BMS:

Júlia Meriqui

Tel: +55 (11) 5582-5758

e-mail: julia.meriqui@brazilmachinery.com