PCNI – EXPORTAÇÃO CHEGA À TERCEIRA EDIÇÃO



PCNI – EXPORTAÇÃO CHEGA À TERCEIRA EDIÇÃO

O curso de Relações Internacionais da ESPM e a Global Jr. ESPM (agência experimental gerida por alunos do curso de Relações Internacionais sob a coordenação e orientação de docentes), em parceria com entidades setoriais conveniadas com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), encerram dia 30/11/2016 a terceira edição do Programa de Capacitação em Negócios Internacionais (PCNI) – Exportação, com o objetivo de capacitar os participantes a raciocinar criticamente a formulação de estratégias de exportação.

 

A terceira edição, além de manter os workshops dialógicos conduzidos por meio da aprendizagem ativa, contou com diagnóstico e proposta de iniciativas estratégicas para exportação realizados por cada empresa participante e apresentado para banca de professores da ESPM SP. Nesta edição, o conteúdo foi mais extenso, com três dias de laboratórios focados em inteligência de mercado, marketing internacional, além de logística, aduana e preços.

 

A ideia do programa é aumentar a maturidade exportadora dos diversos setores participantes, com foco na atividade exportadora e alinhamento do planejamento estratégico para mercado nacional e internacional.

 

Com o sucesso da primeira e segunda edições, o programa saltou das seis entidades idealizadoras, que construíram o conteúdo junto com a ESPM:  ABBA, ABICAB, ABIEPAN, ABIGRAF, ABIMAPI e IBRAC, para dezesseis, em que se associaram à iniciativa: ABEMEL, ABIARROZ, ABIHPEC, ABILUX, ABIMAQ, ABIMO, ANFACER, IBRAVIN, INP e SINDIVIDROS.

 

O programa, que já capacitou mais de 60, teve, a seguinte grade e conteúdo:

Ao final, três projetos empresariais são destacados nas categorias ouro, prata ou bronze. O projeto vencedor da segunda edição foi da empresa Dello.

 

"Do início do curso até o final senti que tudo fez mais sentido, após a capacitação tudo parece mais sistêmico, está mais claro. Tive a sorte e a oportunidade de aplicar o que era ensinado em sala na minha rotina. Tenho a felicidade de ter um diretor que apoia, em todos os sentidos, a atividade de exportação. O curso ajudou a deixar tudo mais simples, agora entendo qual é o nosso posicionamento, para onde caminhar, quais informações buscar e qual o olhar de análise que a gente tem que ter para tudo isso, atrelado ao nosso posicionamento”.  Relata Juliana Rett, Gerente de Marketing.

 

De acordo com Diego Coelho, coordenador pedagógico da Global Jr., o PCNI é um importante programa, pois permite avançar em duas frentes importantes. Na primeira, de cunho mais abrangente, aproxima e fortalece a relação entre empresas, entidades e universidade, com vistas a aprofundar reflexões compartilhadas sobre estratégias e inserção internacional do Brasil a partir de estudos, pesquisas e experiências. E, em objetivos mais específicos, o de promover o desenvolvimento de uma mentalidade global nos executivos participantes, motivando-os a pensar as suas estratégias no mundo e não apenas no Brasil. Para o professor, “a exportação, antes de uma questão técnica, é estratégica e se inicia com a visão empreendedora internacional do tomador de decisão”, assim, o programa “busca atuar fortemente em temas que provoquem os executivos a refletir acerca das dimensões críticas envolvidas na elaboração de estratégias que permitam o desenvolvimento da atividade exportadora na empresa”.