BRAZILIAN SUPLIERS: ENCONTRO DE COMERCIAIS EXPORTADORAS



BRAZILIAN SUPLIERS: ENCONTRO DE COMERCIAIS EXPORTADORAS

O Novo Mercosul – desdobramentos e impactos nas exportações brasileiras será o tema do próximo grande encontro das Empresas Comerciais Exportadoras. O encontro, que envolve workshop e rodada de negócios com compradores da América do Sul, é realizado pelo projeto Brazilian Suppliers, desenvolvido em parceria pelo CECIEx (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). A ação acontece entre 29 de novembro e 01 de dezembro no Hotel InterContinental, em São Paulo.

 

O primeiro dia, 29 de novembro, será dividido em dois blocos bem dinâmicos, com workshop e palestras na parte da manhã e abrirá espaço para discutir e trazer novidades a respeito de uma das principais pautas do Governo em relação ao comércio exterior: destravar o Mercosul. Quais mudanças impactarão as empresas comerciais exportadoras? Como se dará o acordo entre o Mercosul e a União Europeia?

 

O Mercosul é constituído pelos Estados Parte: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, que assinaram o Tratado de Assunção em 26 de março de 1991. Além dos Estados Parte, há a participação dos Estados Associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. A constituição do Mercosul modificou o fluxo de comércio dos países membros, bem como dos setores de suas economias.

 

O comércio dentro do bloco multiplicou-se por mais de 12 vezes em duas décadas, saltando de US$ 4,5 bilhões (1991) para US$ 59,4 bilhões (2013). Oitenta e sete por cento (87%) das exportações brasileiras para o bloco são compostas de produtos industrializados.

 

Nesta oportunidade estão previstas as presenças de José Serra, Ministro das Relações Exteriores, Ronaldo Costa Filho, Diretor do Departamento de Negociações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores – MRE e Alexandre Sampaio de Arrochela Lobo, Coordenador-Geral de Negociações Extrarregionais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC.

 

Já o segundo bloco, que tomará toda a da tarde do dia 29 de novembro e também os dias 30 de novembro e 01 de dezembro, comerciais exportadoras brasileiras dos setores de alimentos e bebidas, casa e construção (incluindo móveis e elétricos), cosméticos e higiene (pessoal/ professional/ industrial) e autopeças participam do Projeto Comprador América do Sul: irão se reunir com 20 dos maiores compradores internacionais de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

 

O evento deste ano, criado e organizado pelo CECIEx, conta com a participação ativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil e da Associação Comercial de São Paulo – ACSP. Outros importantes apoiadores também contribuem para o sucesso desse evento: FACESP, AEB, CIESP, INVESTE SP, Aduaneiras, Câmara Espanhola, Câmara Britânica, US Commercial e Banco de Desenvolvimento da América Latina.

 

A abertura do evento, que ocorrerá nos espaços do Hotel InterContinental, na Alameda Santos, tem previstas as presenças de Rita Campagnoli, Presidente do CECIEx (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras), Alencar Burti, Presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de SP) e Roberto Jaguaribe, Presidente da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

 

Segundo a presidente do CECIEx, Rita Campagnoli, “o objetivo do evento será o de superar os anteriores e ampliar o conhecimento e os negócios de abertura de novos mercados internacionais para empresas brasileiras dentro da capacitação técnica e mercadológica adquiridas pelas empresas comerciais exportadoras e importadoras”.

 

Informações à IMPRENSA

PROGRAMAÇÃO

DIA 29 DE NOVEMBRO DE 2016

LOCAL: HOTEL INTERCONTINENTAL – SÃO PAULO

 

09h00: Inscrição e welcome coffee

09h30 – 10h00: Abertura Solene:

09h30 – 09h40: Rita Campagnoli, Presidente do CECIEx (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras).

09h40 – 09h50: Alencar Burti, Presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de SP).

09h50 – 10h00: Roberto Jaguaribe, presidente da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

 

10h00 – 10h30: Palestra 1: As novas diretrizes da politica de comércio exterior brasileiro sob a égide do Ministério das Relações Exteriores – MRE

José Serra, Ministro das Relações Exteriores.

 

 10h30 – 11h00: Palestra 2: Os desafios do Mercosul para uma agenda comercial externa sob as perspectivas do Ministério das Relações Exteriores – MRE

Ronaldo Costa Filho, Diretor do Departamento de Negociações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores.

11h00 – 11h40: Palestra 3: MERCOSUL, Negociações Internacionais e Acordos Extrarregionais de Comércio.

Alexandre Sampaio de Arrochela Lobo: Coordenador-Geral de Negociações Extrarregionais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC. (confirmado)

                             

11h40 – 12h00: Encerramento e próximos passos

 11h40 – 11h50: Mauricio Manfré, Supervisor de Projetos Setoriais da Apex-Brasil (confirmado)

 11h50 – 12h00: Rita Campagnoli, presidente do CECIEx.

12h00 – 13h00: Tempo livre para almoço

13h00 – 19h00: Projeto Comprador América do Sul

Rodada de Negócios entre Comerciais Exportadoras pré-agendadas e Compradores Internacionais da América do Sul dos seguintes setores: alimentos e bebidas, Casa e Construção (incluindo móveis e elétricos), Cosméticos e Higiene (Pessoal / Professional / Industrial) e autopeças.