V FÓRUM EMPREENDEDORAS GERA US$ 7,8 MI EM NEGÓCIOS
As rodadas de negócios realizadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para empreendedoras brasileiras durante o V Fórum Empreendedoras, que reuniu 800 mulheres líderes de negócios no Maksoud Plaza, em São Paulo terminaram com um excelente balanço: US$ 7,8 milhões em negócios imediatos e para os próximos 12 meses. No total, foram realizadas 196 reuniões de negócios entre 47 empresas brasileiras lideradas por mulheres, sete compradores internacionais e oito comerciais exportadoras.
A iniciativa da Apex-Brasil no âmbito do projeto Mulheres na Exportação foi possível graças à parceria entre a Agência e a Rede Mulher Empreendedora. As rodadas foram realizadas para aproximar empresas lideradas por mulheres e potenciais clientes no exterior. O maior volume de negócios com compradores internacionais aconteceu nos setores de alimentos saudáveis e funcionais, moda (roupas esportivas, confecções e acessórios) e cosméticos, com compradores oriundos do Peru, Colômbia e Panamá.
Além da rodada de negócios, a Agência realizou mentorias e integrou as discussões do painel sobre exportações. Segundo Adriana Rodrigues, Coordenadora de Competitividade da Apex-Brasil, o resultado é relevante por fazer parte de um projeto dedicado exclusivamente a mulheres empreendedoras. "Este é um número a ser celebrado porque coloca as mulheres em evidência. É um desafio encontrar empresas lideradas por mulheres e são raros os eventos em que acontecem ações de negócios deste tipo entre empresa produtora e comprador", destacou.