Possibilidade de um novo acordo Mercosul – Reino Unido



O Ministro Paulo Guedes anunciou, durante o Fórum Econômico Mundial, que o Reino Unido tem interesse em negociar um acordo de livre comércio com o Mercosul. A intenção é iniciar as tratativas após a concretização da saída do Reino Unido da União Europeia.

O Mercosul concluiu um tratado comercial com a União Europeia no ano passado, que ainda precisa de ratificação do Parlamento Europeu e dos Estados-membros. Ao final do período de transição da saída do Reino Unido do bloco europeu, em dezembro de 2020, este país não será contemplado pelas reduções mútuas de tarifas de importação entre os blocos. Uma potencial negociação com o Mercosul seria, portanto, iniciada novamente.

Segundo a política do atual governo, o Brasil está determinado a levar adiante um processo de abertura comercial. Marcos Troyjo, Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, afirmou que um acordo de livre-comércio tende a ser uma negociação menos complicada já que o Reino Unido é um dos Estados da Europa que oferece menos resistência e barreiras a produtos e serviços. Troyjo acrescentou que o Brasil já pode avançar com os britânicos, independentemente dos demais sócios no bloco sul-americano, sobre temas não tarifários. Ambos os países têm interesse nesse acordo.